quinta-feira, 31 de maio de 2007

ZYGMUNT BAUMAN* (Final) Entrevista

- O senhor acredita em uma alternativa possível dentro da vida líquida, em uma era onde as utopias parecem nao sobreviver?
Se você digitar utopia no Google verá que existem milhões de sites contendo a palavra, o que indica que seu obituário ainda não deveria ter sido escrito. Ao olhar os sites, claro que encontraremos ocorrências como uma página que reúne jogos ou retrospectivas sobre o conceito. Mas acho que esses sites são minoria. Acredito que o termo utopia é cada vez mais usado por empresas de design, cosméticos e moda. Andrzej Stasiuk, um romancista polonês, sugere que a utopia contemporânea está no poder de se transformar em outro alguém e não mais na salvação. Novas técnicas de cirurgias plásticas surgem a cada dia. Slawomir Mrozek, outro escritor polonês, afirma que antes, se nós estávamos infelizes, acusávamos a Deus. Continuamos infelizes, então elegemos "novos diretores". Mas os negócios não melhoraram com a mudança de poder. E não poderiam, até porque nosso sonho por uma vida melhor está centrado apenas em nossos egos. Nesse sentido, Mrozek compra nosso mundo "com um mercado lotado de vestidos à venda onde as pessoas procuram encontrar suas essências". Qualquer um pode trocar de vestido muitas vezes. Mas a essência verdadeira nunca é encontrada. E se fosse o divertimento acabaria. O sonho de uma felicidade mais estável encontrada nesta troca de vestidos - que poderia representar a troca de egos - constitui a utopia contemporânea.
* ZYGMUNT BAUMAN, sociólogo polonês de 81 anos. Tem 11 livros publicados no Brasil, entre eles O mal estar na pós-modernidade e Globalização: as conseqüências humanas. Vida Líquida. Sociedade Líquida. Amor Líquido. (Entrevista do JB/Idéias & Livros, 24/03/2007, fl.3).

Um comentário:

  1. http://www.ruipedro.net/
    http://missingchildren.blog.com/
    http://www.kidnapping.be/pedro/index.html (vejam a foto quando ele ainda tinha talvez os 11 anos quando desapareceu)

    Não é preciso pedir ajuda,pois não?
    Obrigada.
    A Mãe dele chama-se Filomena.Eu chamo-lhe a Mãe Coragem.

    ResponderExcluir