segunda-feira, 30 de junho de 2008

DEU NA IMPRENSA

* "Cerca de 10 mil jovens estão aprendendo a língua portuguesa nos EUA e houve aumento de 20% no número de professores de história do Brasil". (VALOR - Eu & Fim de Semana, 22,28 e 29 de junho de 2008, p.10)
* "A economia se reduz às finanças, o enfoque é o das finanças, sempre. Essa forma de ver o mundo econômico e o mundo material se torna dominante e consensual, no sentido de que ela se instala nas consciências sem que se tenha feito uma opção por ela.(...) O trágico é que apenas uma maneira de ver a economia vai se instalando, vira senso comum". (Revista Caros Amigos, junho/2008, p.13)
* Há o prazer de se praticar o mal e não simplesmente fazer o mal sem nenhum prazer. Por outro lado, o mal pode ser sublimado por meio da arte e da criatividade". (Elisabeth Roudinesco, historiadora e psicanalista francesa, in Entrevista no Estadão, Cad. Cultura, capa, 29/06/2008)

2 comentários:

  1. Excelentes informaçõs estas, especialmente a do aumento do número de professores de História. Queira Deus que sejam professores realmente preparados com uma visão aberta e não preconceituosa dos fatos históricos. Do contrário, a diferença entre ter e não o estudo da história não vai passar do mero conhecer dos fatos; precisamos de professores excelentes que, como também é a proposta do estudo da filosofia, nos façam ver os fatos históricos nos propiciando construir uma leitura atualizada deles, nos colocando sempre mais em condições de sujeitos capazes de pensar e agir com consciência ética, para não nos tendenciarmos a repetir o que a história mostra que não deu certo. Um abraço! JH.

    ResponderExcluir