segunda-feira, 17 de novembro de 2008

EM NOME DA EFICIÊNCIA


Stephen Covey

Uma das maiores autoridades em desempenho humano da atualidade esteve no Brasil neste mês de novembro para participar do HSM Management 2008.
O americano Stephen Covey é autor de várias obras relacionadas à administração de carreira, entre elas o best-seller "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes", Editora Franklin Covey - tido como livro de negócios mais influente do século XX.
Na visita, em que apresentou duas palestras durante o principal encontro de executivos e empresários do país, ele aproveitou para lançar também o novo trabalho: "O Oitavo Hábito".
O Jornal Carreira & Sucesso esteve presente no evento da HSM em São Paulo, ouviu Covey e compartilha agora com vocês, leitores, os ensinamentos preciosos passados por ele!
Era Industrial X Era do Conhecimento
Nas duas palestras que apresentou, Covey falou claramente sobre o que mais entende: eficácia. Para isso, baseou o discurso nas diferenças básicas entre grandes períodos da nossa história quando o assunto é trabalho:
a Era Industrial (a partir da Revolução Industrial) e
a Era do Conhecimento (atualidade).
Para entendermos, o palestrante apontou de maneira bastante visual uma comparação:
Era Industrial
Filosofia = Controle
Liderança = Posição, autoridade formal
Cultura = Centralizada no chefe
Pessoas = Despesas
Motivação = Externa
Gerenciamento = O chefe é responsável por tudo
Era do Conhecimento
Filosofia = Talentos desencadeados
Liderança = Escolha, legitimada
Cultura = Times, complementaridade
Pessoas = Vozes ativas
Motivação = Interna, inspiração
Gerenciamento = A cultura, os grupos, os times são responsáveis por tudo
Para Covey, os principais problemas tanto das organizações quanto dos profissionais é ainda pensar fora de época. Separamos, então, com base nesse pensamento, as principais declarações do especialista para você:
Pensamento no passado
"Muitas de nossas práticas ainda são da Era Industrial. A Era Industrial já foi. Estamos na era do trabalho, da inovação e do conhecimento. E essa Era será 50% mais produtiva!", disse ele.
Poder de escolha
"Na era industrial, empregados são subordinados, atualmente devem ser voluntários, associados, parceiros. Gerenciamos coisas, mas lideramos pessoas, as quais têm poder de escolha.
E é a primeira vez que as pessoas podem escolher e se autogerenciar. As pessoas escolhem o quanto vão se entregar ao trabalho. Isso depende de quatro fatores: corpo, coração, mente e espírito, algo que ninguém compra. Para ter esses quatro fatores, comece perguntando ao seu profissional: o que você gosta de fazer e faz bem?
Gerentes, por tudo isso, é preciso mudar: ‘como recrutar’, ‘como remunerar’, ‘como dar benefícios’ urgente."
Liderança
"Liderança não é posição. Quem foi o maior líder da Índia? Gandhi. E qual era o cargo dele? Nenhum. Os grandes líderes trabalham sob quatro aspectos: esclarecer propósitos, inspirar confiança, alinhar sistemas e liberar talentos. Assim, dão voz a todos, exercendo uma liderança de complementaridade. Não é necessário mais ficar supervisionando ninguém."
Objetivos claros
"Por que as pessoas não alcançam os objetivos propostos? Porque muitas pessoas nem conhecem esses objetivos! Todo mundo sabe o que está acontecendo dentro da empresa? Todo mundo sabe as respostas para as perguntas? Informação transparente é o maior desinfetante dentro das empresas, além de alavancar crescimento."
Os 7 Hábitos da Pessoas Altamente Eficazes
1 - Seja proativo, responsável pela sua vida
2 - Comece com o objetivo em mente, defina sua missão e metas
3 -Primeiro o mais importante, priorize!
4 -Pense Ganha-Ganha, tenha atitude de que todos podem ganhar
5 -Procure primeiro compreender para depois ser compreendido, ouça as pessoas atentamente
6 -Crie sinergia, trabalhe junto para conseguir mais
7 - Afine o instrumento, renove-se regularmente

(Reportagem de Letícia Fagundes in Catho online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário