terça-feira, 4 de novembro de 2008

HOUTART: O MUNDO PRECISA DE ALTERNATIVAS, NÃO SÓ DE REGULAÇÕES


Nós não podemos nos satisfazer em falar apenas na crise financeira e na necessidade de regulação. Se não se fizer nada, de 20% a 30% de todas as espécies vivas poderão desaparecer daqui a um quarto de século. O nível e a acidez dos mares aumentarão perigosamente, o que pode gerar entre 150 e 200 milhões de refugiados climáticos a partir da metade do século XXI.

François Houtart

Painel sobre a crise financeira proferido na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, no dia 30 de outubro de 2008.

O mundo tem necessidade de alternativas e não somente regulações. Não é suficiente renovar um sistema, trata-se de transformá-lo. É um dever moral e para compreendê-lo, adotar o ponto de vista das vítimas permite ao mesmo tempo fazer uma constatação e exprimir uma convicção; a constatação que o conjunto das crises, financeiras, alimentares, energéticas, hídricas, climáticas, sociais, assinala uma causa comum, e a convicção que podemos transformar o curso da história.
François Houtart é professor emérito da Universidade Católica de Louvain (Bélgica); Fundador do Centro Tricontinental
O artigo é longo. Você pode lê-lo, na íntegra, acessando o seguinte endereço eletrônico: http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4021&boletim_id=484&componente_id=8503

Nenhum comentário:

Postar um comentário