quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SEIS COISAS QUE TODO LÍDER DEVE FAZER


DICAS DA CÚPULA
Stephen Covey é o especialista em gestão do desempenho humano mais renomado do mundo. Autor do best-seller Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, que vendeu mais de 14 milhões de cópias e foi publicado em 38 idiomas em 75 países, Covey explica aqui as 6 coisas que todo líder deve fazer para aumentar a eficácia e autonomia de sua equipe.

1
Definir um propósito. Assegure que todos na organização compreendam quais são o papel e as responsabilidades de cada um. Deixe claro por que o trabalho de todos é importante e apresente suas expectativas antecipadamente.

2
Promover o trabalho em equipe. Se os funcionários têm a oportunidade de contribuir idéias, o resultado são soluções melhores. O trabalho em equipe funciona melhor numa cultura em que todos têm voz e a voz de cada um é ouvida.

3
Confiar e inspirar confiança nos outros. Ao reconhecer as contribuições de cada um para a equipe, a divisão de tarefas fica mais fácil. Entenda que todo membro de uma equipe traz consigo experiências valiosas. Quando podem aplicar essas experiências, os funcionários começam a sentir que realmente fazem parte da empresa.

4
Liberar o potencial. Embora diretrizes e procedimentos sejam importantes, seguir as regras à risca demais podem sufocar o aparecimento de novas idéias. Algumas das melhores idéias decorrem de novas maneiras de pensar.

5
Entender as necessidades de seus funcionários. Para um líder, o crescimento de cada funcionário é parte integrante do crescimento da empresa. Quando um líder entende os sonhos e aspirações do seu pessoal, todos sentem que estão sendo ouvidos.

6
Reconhecer o valor de cada um. Como líder, transmita valor e potencial para que os funcionários possam dar o máximo de si. E reconheça sempre um trabalho bem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário