sábado, 24 de janeiro de 2009

A Ecologia Planetária de FRITJOF CAPRA


"Um outro mundo é possível". "Sim, nós podemos". A primeira afirmativa, quase que uma palavra de ordem nos lugares onde os movimentos sociais se encontram, surgiu no Fórum Social Mundial (FSM), evento internacional organizado para celebrar a diversidade, discutir e buscar novas alternativas para resolver os problemas sociais. A segunda é o slogan da histórica campanha que elegeu o democrata Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. Assim, parafraseando os dois momentos, o físico austríaco Fritjof Capra encerrou seu discurso no Fórum Internacional de Energias Renováveis e Sustentabilidade - a Ecopower, realizada em Florianópolis, em novembro último. Como pensador e ambientalista engajado que é, tem todas as prerrogativas para propor caminhos certeiros para atingirmos a tão sonhada sustentabilidade.

Capra é, sem dúvida, um dos nomes mais relevantes na divulgação dos progressos da ciência, da filosofia e principalmente da ecologia em nossos dias. Em 1966, aos 27 anos, ele obteve seu título de Doutor em Física pela Universidade de Viena. Três anos mais tarde, no verão de 1969, teve uma "experiência culminante". Sentado em frente ao mar, numa praia da Califórnia, quando observa as ondas e refletia sobre os vários movimentos rítmicos da natureza - o vai-e-vem do oceano, as batidas do coração e o ritmo da respiração, associou-os ao que ele sabia, intelectualmente, sobre a "estrutura" física da matéria: "Neste momento, subitamente, apercebi-me intensamente do ambiente que me cercava: este se afigurava a mim como se participasse, em seus vários níveis rítmicos, de uma gigantesca dança cósmica. Eu sabia, como físico, que a areia, as rochas, a água e o ar ao meu redor eram constituídos de moléculas e átomos em vibração constante. Tudo isso me era familiar em razão de minha pesquisa com a Física de alta energia. Mas até aquele momento, porém, tudo isso me chegara apenas através de gráficos, diagramas e teorias matemáticas. Sentando na praia, senti que minhas experiências anteriores subitamente adquiriam vida". Dalí surgiu o "Tao da Física", livro que tornou Capra mundialmente famoso. A seguir, a Revista JB Ecológico selecionou uma série de pensamentos sobre este grande mestre de nosso tempo.
Confira:


Ciência x Misticismo
"A ciência não necessita do misticismo e este não necessita daquela; o homem, contudo, necessita de ambos. A experiência profunda da mística é necessária para a compreensão da natureza mais profunda das coisas, e a ciência é essencial para a vida moderna. Necessitamos, na verdade, não de uma síntese, mas de uma interação dinâmica entre intuição mística e a análise científica."
Ecologia
"O paradigma ecológico é alicerçado pela ciência moderna, mas se acha enraizada numa percepção existencial que vai além do arcabouço científico, no rumo de sua consciência de íntima e sutil unidade de toda a vida e da interdependência de suas múltiplas manifestações e de seus ciclos de mudança e transformação. Em última análise, essa profunda consciência ecológica é espiritual. Quando o conceito de espírito humano é entendido como o modo de consciência em que o indivíduo se sente ligado ao cosmo como um todo, fica claro que a percepção ecológica é espiritual em sua essência mais profunda, e então não é surpreendente o fato de que a nova visão da realidade esteja em harmonia com as concepções das tradições espirituais da humanidade."
Sustentabilidade
"É preciso transformar a maneira de conduzir a sociedade e o conceito de que o benefício financeiro deve ser conseguido a qualquer custo. Temos que mudar o sistema de valores e as regras do livre comércio. Dignidade humana e sustentabilidade são a base da nova sociedade civil que está emergindo."
Novo capitalismo
"A humanidade passa por um novo tipo de capitalismo, que engloba inovações e sabedoria. A globalização resultou na acumulação de capital por poucos, em conseqüências ambientais desastrosas, na quebra da democracia e no aumento da pobreza."
Produtos ecológicos e corretos
"Muitas pessoas estão preparadas para pagar mais por esse tipo de produto, especialmente as classes alta e média ao redor do mundo. Eles vão a mercados onde podem conseguir produtos orgânicos, eles compram produtos que são feitos de componentes reciclados. Mas o que precisamos, urgentemente, é mudar nosso sistema de impostos, de maneira que os produtos ecologicamente corretos sejam os mais baratos, e podemos fazer isso cobrando impostos sobre o uso de energia e matérias-primas. O que tem sido feito é o imposto sobre o trabalho, só que trabalho temos muito. Se eu tivesse uma companhia e se quisesse empregar muitas pessoas, eu não deveria ter que pagar muito imposto. Mas se eu quero usar muita energia e matéria-prima, isto é o que deveria ser taxado. Essa mudança no sistema de impostos está sendo posta em prática em vários países europeus, e irá forçar as industrias a redesenhar seus produtos. Se o sistema de impostos mudar, quando você for no supermercado para comprar comida, a comida orgânica será a mais barata, porque é a que usa menos energia para ser produzida."
Justiça Global
"Este novo tipo de movimento político depende de uma rede de institutos de pesquisas, pensadores e estudiosos. São três pontos que devem ser focalizados: o desafio de remodelar a política, as controvérsias entre transgênicos e agricultura sustentável e o design ecológico. Isto tudo precisa ser feito com uma compreensão de como a natureza sustenta a vida, entendendo as conexões. Precisamos passar da biologia para a ecologia. Conhecer a teia da vida é crítico para este novo design."
Energia nuclear
"A energia nuclear não possui um design ecológico, com diver- sos riscos, como a falta de conhecimento de como processar os resíduos radioativos. Nenhuma empresa de seguros irá assegurar um reator nuclear. Além disso o urânio não é um combustível renovável e a tecnologia aplicada para a produção desta energia não é viável sem subsídios governamentais."
Barack Obama
"É um ótimo ouvinte, facilitador e mediador. O seu programa político dá ênfase para as energias renováveis e pretende criar cinco milhões de empregos 'verdes'."
Vontade Política
"Com as tecnologias disponíveis atualmente, a transição para um futuro sustentável é possível, tudo que precisamos é vontade política e liderança. A vontade política tem aumentado, como o papel de Al Gore na criação de uma consciência ecológica, o Relatório do economista inglês Nicholas Stern que aponta a possibilidade de estabilizar as mudanças climáticas investindo apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) global, e o livro de Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, a obra `Plano B 3.0', um guia detalhado para salvar a civilização."
Princípios sustentáveis
"A literatura ecológica deve ser a parte mais importante da educação em todos os níveis. Precisamos ensinar nossas crianças, políticos e estudantes. Este é o primeiro passo no caminho para a sustentabilidade. O segundo é design ecológico. Temos que entender o vazio entre o design humano e da natureza. Os princípios do design ecológico refletem os princípios da organização que a natureza desenhou para apoiar a teia da vida."
"Este novo desenho inclui a agricultura orgânica, clusters industriais ecológicos e a mudança de uma economia orientada pelos produtos para uma guiada para os serviços. Atualmente já existem edifícios que produzem mais energia do que consomem e que não geram resíduos; assim como células a combustível de hidrogênio, que incorporam os princípios básicos da ecologia: pequenas escalas, não poluidoras e nem geradoras de resíduos."
Governo Bush
"Acho que o governo dos Estados Unidos está passando por um momento muito difícil. O sistema político é muito corrupto, o dinheiro tem muita influência. O presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos são fortemente patrocinados pelas indústrias de petróleo americanas, e então se retiraram do Protocolo de Kyoto e de várias outras atividades ambientais. Quando Bush se tornou presidente, a tensão mundial cresceu no Oriente Médio, na Coréia, em muitos outros lugares. São tempos difíceis, e o governo americano é muito militarista. Mas precisamos perceber que nem mesmo o presidente dos Estados Unidos tem todo esse poder."
Educação x Agricultura
"Para o Brasil há duas coisas importantes: uma é a educação e outra é a agricultura, e elas caminham juntas. O que precisamos é de uma agricultura ecologicamente correta, que respeita a saúde do solo, que não usa químicos, mas sim processos ecológicos, por exemplo, rotação de culturas, culturas de cobertura para reter água."
"Existe uma ciência chamada agroecologia, que estuda processos que rejuvenescem o solo, estimulando a vida dos microorganismos. O que este tipo de agricultura também faz, e isto não é muito conhecido, é puxar carbono da atmosfera. Os microorganismos são vivos, feitos de carbono. Carbono é o mais importante átomo na química da vida. Todas as moléculas, carboidratos, proteínas, lipídios, têm esqueletos de carbono, então carbono é o esqueleto da vida. Se você cria um solo que é muito vivo, com muitos microorganismos, está concentrando carbono, que vem do CO2 do ar."
"Uma das melhores medidas contra o aquecimento global é a agricultura orgânica. Que também é um trabalho muito intensivo, emprega muitas pessoas em pequenas propriedades, e por isso estimula a comunidade, aumenta a renda dos agricultores e breca a migração para as cidades. Os moradores do campo não vêm para São Paulo e para outras grandes cidades por vontade própria. Eles são levados a isso. O governo e as organizações deveriam investir em agricultura sustentável, pois é a melhor medida contra as migrações para as cidades. O outro elemento é a educação, porque você não pode fazer agricultura orgânica sem saber do que se trata, sem saber ecologia e técnicas básicas. Educação e agricultura orgânica são as melhores maneiras de fazer nossas cidades habitáveis novamente."
Biotecnologia
"As biotecnologias invadiram a santidade da vida, que foi transformada em commodity. Tudo isto é insustentável social, ecológico e financeiramente. Precisamos mudar este jogo. O primeiro passo é reconhecer a possibilidade de remodelar esta situação e percebendo que os lucros não são superiores a tudo. A questão crítica não é tecnológica, mas sim a falta de vontade política." A
A reportagem é de EDSON RODRIGUES/SECOM MTJB ECOLÓGICO – DEZEMBRO DE 2008
http://ee.jornaldobrasil.com.br/reader/zomm.asp?pg=jbecologico_82/103266

2 comentários:

  1. Caro Zelmar,
    Bom ler esse meu texto aqui no seu blog. Em tempo: o email correto é ivan@jbecologico.com.br e não jbecoloGIA como está.
    Abraço
    Ivan Gonçalves

    ResponderExcluir