sexta-feira, 22 de maio de 2009

APONTAMENTOS

Hoje quis ler Adélia Prado. Fiz com muito desejo um passeio pelas páginas do seu livro O homem da mão seca, e anotei:

“Deus me cansa,
pois me pede incessantemente
o que não sou capaz de
oferecer-Lhe” (fl.8).
“Eu não quero, ter coragem me dá pavor” (Id).

“O inferno é o lugar dos gritos” (fl.11).

“Pequena ruindade, como um grão de areia,
teima em subsistir, uma coisa enciumada (fl.12)”.

“Sua fé não era ainda, nem a dos místicos
nem a dos seguidores,
mas a de quem procura cheia de arrancos e de sombras e, aí,
sem perdão (fl.17)”.

“... as vezes, calar algo é mais valioso que o mais rigoroso jejum (fl.19)”.

“Que a minha alma cuide do que eu não posso (fl.24)”.

“Todas as vezes que explico muito uma coisa,
querendo facilitar a vida das pessoa,
elas não entendem, passa do ponto (26)”.

“... a cara é a guarda do corpo (fl.30)”.

“Deus não me quer longe do seu colo, fica me treinando com o medo (fl.34)”.

“Sou poderosa porque não sou deus (fl.35)”.

“Tão bonito que parece de mentira (fl.43)”.

“Só o rigorosamente necessário é espontâneo (fl.45)”

“Ah, não se é capaz de morrer,
é tão impossível morrermos
por nós próprios
quanto nascer.
Que grande medo
nascer e morrer (fl.46)”.

“Da carne para o espírito.
Ate hoje fiz
o inverso (fl.71)”.

(PRADO, Adélia. O homem da mão seca – São Paulo: Siciliano, 1994.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário