domingo, 17 de maio de 2009

A capacidade de encontrar a beleza de viver

Jaqueline Zoehler Azzi*
Normalmente colocamos no outro, namorado, marido, instituições, pais, destino etc. a responsabilidade por nossa felicidade. Esperamos que, através da relação com o outro, ou ainda da forma como o outro se relaciona comigo me faz, me diz, me propõe, enfim, reage e responde como o fator que impulsiona a minha felicidade ou infelicidade. Quando fazemos isso, também estamos depositando no outro a nossa força, o nosso poder de escolha, a nossa energia de vida. Fazemos isso de uma forma inconsciente. Então, é algo que devemos parar e pensar. "Como me comporto em relação às minhas alegrias, felicidades, tristezas e decepções? Como eu tenho contribuído para que elas aconteçam?"
Quando eu acredito que é o outro que me deixa feliz ou infeliz, eu transfiro a ele a força e a responsabilidade, que não lhe pertencem. Somente nós podemos construir algo em nossa vida e a isso chamamos de autorresponsabilidade. Esse poder e essa força é que nos fazem construir tudo que vivemos, as coisas lindas e as coisas ruins também. E essa é a verdadeira liberdade. Para isso é necessário um trabalho de autoconhecimento, onde, através de uma grande jornada, você empreende a exploração interior, vai ao encontro de seu eu mais profundo e descobre, então, que dentro de você vivem vários eus e que todos eles criam em sua vida, em sua realidade diária. Através desse autoconhecimento podemos expandir nossa consciência, podendo entender melhor nossas escolhas, reconhecer nossos verdadeiros anseios, para criarmos em nossa vida aquilo que realmente nos traga felicidade e nos possibilite maior qualidade em nossas relações e em nossa vida como um todo. O encontro profundo com nosso eu é o que realmente pode nos trazer o verdadeiro encontro com a beleza da vida.
*Psicóloga e facilitadora de Grupos de Pathwork - jaquezazzi@hotmail.com
http://jcrs.uol.com.br/noticias.aspx?pCodigoArea=32 17/05/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário