terça-feira, 1 de setembro de 2009

Prece

Fernando Pessoa*

“Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte!
O sol és tu, e a lua és tu e o vento és tu!
Tu és os nossos corpos e as nossas almas
E o nosso amor és tu também.
Onde nada está tu habitas
E onde tudo está – (o teu templo) - eis o teu corpo.
Dá-me alma para te servir e alma para te amar.
Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra,
Ouvidos para te ouvir no vento e no mar,
E mãos para trabalhar em teu nome.
Torna-me puro como a água e alto como o céu.

Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos
Nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos.
Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos
E servir-te como a um pai. (...)
Minha vida seja digna da tua presença:
Meu corpo seja digno da terra, tua cama.
Minha alma possa aparecer diante de ti
Como um filho que volta ao lar.
Torna-me grande como o Sol,
Para que eu te possa adorar em mim;
E torna-me puro como a lua,
Para que eu te possa rezar em mim;
E torna-me claro como o dia
Para que eu te possa ver sempre em mim
E rezar-te e adorar-te.
Senhor, protege-me e ampara-me.
Dá-me que eu me sinta teu.
Senhor, livra-me de mim”.

* PESSOA, F., Obra Poética e em Prosa. Volume I. Porto, Lello & Irmão-Editores, 1986, p. 117.

Nenhum comentário:

Postar um comentário