sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Blogs que se destacam...

Autores de blogs que se destacam no mundo virtual têm,
cada vez mais, obtido oportunidades
que os carregam em direção a situações
mais tradicionais: livros (impressos),
programas de televisão e
campanhas publicitárias


A morte repentina do pai de seu filho foi o que levou Cristina Guerra a escrever o Para Francisco, blog que virou livro no ano passado. Escritos em um tom muito pessoal e intimista, os textos de Cristina a auxiliaram a superar a perda e celebrar a chegada do primeiro filho. Mais do que se ajudar, a publicitária mineira ajudou também outras pessoas, que se identificavam com sua história e com os sentimentos que transmitia no blog. Depois, com a experiência, ela resolveu criar o Hoje vou assim, onde mostra, com humor, o look com que vai trabalhar a cada dia.
Entrevista para o Correio Braziliense:
A história do blog Para Francisco é muito marcante. Como surgiu a ideia de escrevê-lo?
Eu escrevia constantemente, para mim mesma, para dar conta da morte do pai do Francisco. Quando o Francisco tinha 4 meses, eu precisava separar os sentimentos de alegria e de dor. Eu não podia misturar as duas coisas. Era preciso viver o luto ainda, trabalhar essa dor, mas também era preciso comemorar a chegada do Francisco. Elaborei os dois sentimentos e dei lugar a cada um deles escrevendo. Foi um processo de expressão, aceitação, reconhecimento das coisas boas, enfim, uma fala para mim mesma também, um crescimento e um aprendizado em relação ao que eu estava vivendo. Só assim pude viver o luto e me curar dele.
De que forma o Para Francisco te ajudou a superar a perda? Você acha que sua história pode ajudar outras pessoas?
Ele foi fundamental para a cura do luto. Dividi minha história com o mundo, conheci histórias semelhantes, me ajudei e ajudei pessoas, partilhando a minha dor e a minha alegria. Através da escrita, eu falava de otimismo para mim mesma, e isso me ajudava a acreditar no futuro. Escrevendo, eu enxergava a poesia da vida e ia aos poucos colocando essa poesia no coração.
Na transposição dos textos do blog para o livro, eles tiveram alguma adaptação?
Fiz uma seleção dos textos do blog que caberiam melhor no livro e desenvolvi mais uns vinte textos inéditos especialmente para a publicação impressa. Blog e livro não se equivalem, embora tenham a mesma essência. Mantive a ordem psicológica das cartas, ou seja, contando a história à medida que me lembrava dela, na ordem do que era mais importante para o meu coração, como eu mesma disse no livro.
Seu outro blog, o Hoje vou assim, já é referência sobre moda. Como ele surgiu?
De uma brincadeira totalmente despretensiosa. Aproveitei que eu tinha aprendido a fazer blogs pra fazer o que eu sempre quis: registrar meus looks dia a dia, para mim mesma, mais do que para os outros.
Você tem vários blogs. Como consegue se dedicar a todos, e ao mesmo tempo cuidar do Francisco, trabalhar... Enfim, como você faz para gerenciar tudo isso?
Nem eu sei! Só sei que estou sempre muito cansada, mas não posso deixar de fazer nada disso. Os blogs trouxeram um movimento muito interessante à minha vida.

Turbine seu blog

Cinco dicas que podem ajudar seu blog a fazer sucesso na internet:
1. Invista no conteúdo O principal e mais importante é sobre o que seu blog trata. Falar sobre algo relevante ou diferente é essencial para o sucesso de qualquer site. Tente criar algo inovador. Existem muitos blogs falando sempre sobre os mesmos assuntos. Fugir dessa mesmice pode ser um bom diferencial
2. Periodicidade Se seu leitor gostar do que você posta, ele voltará. Assim, é sempre bom postar com frequência, para que sempre que acessarem sua página encontrem algo novo. Poucas coisas espantam mais os internautas do que entrar repetidas vezes em um site e não encontrar nada de novo
3. Invista no layout A apresentação do seu blog conta muitos pontos. A facilidade que os internautas têm para encontrar arquivos e acessar posts antigos é importante. Crie algo bonito, e que tenha relação com o conteúdo
4. Divulgue Faça as pessoas saberem que seu blog existe. Nessa hora, vale tudo: divulgar entre os amigos, usar sites de relacionamentos, como o Twitter e o Orkut, e até comentar em outros blogs, já que a maioria dos sites oferece links para as páginas pessoais de quem comentou
5. Monitore Vários programas, muitos gratuitos, monitoram a audiência de sites. Eles podem servir de referência para descobrir do que seu leitor está gostando mais, quais as páginas mais visitadas e o que não está fazendo muito sucesso. Use esses dados para potencializar as qualidades de seu blog e corrigir as falhas.


Siga os blogs citados
Cristina Guerra
http://www.parafrancisco.blogspot.com/
http://www.hojevouassim.blogspot.com/
Clarah Averbuck

http://www.adioslounge.blogspot.com/
http://www.clarahaverbuck.com.br/
Te dou um dado?

http://www.tedouumdado.com.br/
Reportagem Correio Braziliense, 16/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário