sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Amemos a vida

Yvonne Brandão *

 A terceira idade é cruel com as mulheres. Para os homens também deve ser triste. Um amigo meu ficou um mês com depressão, quando pela primeira vez, lhe ofereceram o lugar no metrô. Lembro-me da primeira vez em que me chamaram de “senhora”, numa loja de shopping (fiquei uma semana infeliz). A mulher tem que saber envelhecer. É difícil aceitar a velhice. Tudo está estampado na aparência. Não dá para camuflar. Hoje em dia as plásticas mascaram a aparência da face. Mas a velhice não está na cara esticada. A velhice está no corpo todo. No andar. Na voz. Nas mãos. Ah! As mãos. Quando eu era bem jovem. No tempo que gente fina andava de ônibus numa boa. Vi uma mulher linda que me chamou a atenção. Fiquei observando e pensando como ela deveria ser nova. Quando ela se levantou para deixar o ônibus, tive um choque. Suas mãos eram envelhecidas, com manchas e veias salientes. Mas tem o lado bom: não precisar enfrentar filas, pagar meia entrada e ter lugar para sent ar quando o metrô está lotado.

Eu não aparento a idade que tenho. Certa vez, fui comprar ingresso para o cinema e me pediram a carteira. A moça disse não acreditar. Então mostrei-lhe minhas mãos. Ela ficou rindo. Eu pensei: “pode rir que o seu dia chegará”.
E é bom que chegue, porque é melhor envelhecer do que morrer prematuramente. Hoje, os idosos têm uma aparência mais conservada (palavra ridícula). Eu tenho uma teoria de que o globo terrestre está girando com mais velocidade do que antigamente. Minha mãe morreu com 49 anos e quando vejo suas fotos fico admirada de como aparentava muito mais idade. Agora, uma mulher de 49 anos é uma jovem. O homem também. Como o tempo passa mais rápido, os 12 meses de antes são 6 meses atuais. Assim sendo, estamos comemorando aniversário de seis em seis meses. É comum conhecer pessoas com 100 anos ou mais que estão com a corda toda. Quando penso na minha idade, fico feliz por estar viva e com saúde.

Quanta coisa acontece no mundo e que temos a felicidade de poder acompanhar. Quando eu falava às pessoas de minha teoria sobre a aparência e longevidade da minha geração, riam de mim. Outro dia, lendo jornal tive a surpresa de constatar que minha teoria estava certa. Um físico provou que, com as mudanças climáticas, desmatamentos, poluição, o planeta demora menos tempo para dar a volta ao redor do sol. O jovem tem que se preparar para ter uma velhice saudável. É importante se alimentar bem, não ter vícios, fazer muito exercício. E também bom humor e amor à vida, que é a coisa mais importante.
* advogada
FONTE: Jornal do Brasil, online - 20/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário