quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Os Mandamentos de Kieslowski




Egresso do célebre instituto de cinema de Lodz – onde se formaram realizadores poloneses como Roman Polanski –, Krzysztof Kieslowski (1941 – 1996) despontou no começo dos anos 1970 como um diretor contestador, capaz de transpor para as telas as inquietações de seus compatriotas e a situação político-social de seu país em documentários e filmes de ficção mais incisivos até que os títulos de seus contemporâneos Andrzej Wajda e Krzysztof Zanussi.

Mas foi a partir do Decálogo, no começo da década de 1980, que os filmes de Kieslowski romperam efetivamente a Cortina de Ferro e ficaram conhecidos no Ocidente, amplificando a abrangência de seu discurso para além de uma radiografia da sociedade polonesa sob o regime comunista.

 Confira abaixo os mandamentos do cinema kieslowskiano:

1) Amarás o homem sobre todas as coisas. O fundo filosófico dos filmes de Kieslowski é a moral cristã – mas não de um ponto de vista teológico, dogmático ou místico. Interessava ao cineasta questionar a validade dos valores espirituais do cristianismo nos dias de hoje, a partir de um viés humanista, e não necessariamente religioso.

2) Farás imagens para adoração. Kieslowski era um esteta que definia em detalhes cada plano antes da filmagem, como uma pintura. Apesar de fiel a seus colaboradores, o realizador gostava de trocar de diretor de fotografia em seus filmes a fim de explorar as qualidades técnicas de cada um.

3) Não duvidarás da força do acaso e das decisões individuais. Em quase todos os filmes de Kieslowski o destino dos personagens é pautado pelo aleatório e por coincidências decisivas, mas cujo rumo pode ser alterado pelo uso do livre-arbítrio, como em A Dupla Vida de Véronique (1991). Assim é no Decálogo e em Acaso (1987), filme em que o protagonista pode tomar três rumos na vida se pegar ou não um trem.

4) Não guardarás dia algum. Kieslowski gostava de maratonas de trabalho: tanto os 10 episódios do Decálogo quanto os três longas da Trilogia das Cores – A Liberdade É Azul, A Igualdade É Branca e A Fraternidade É Vermelha (1993 a 1994) – foram rodados sucessivamente, sem pausa.

5) Honrarás os colegas. O cineasta era conhecido por escutar atentamente as observações dos colaboradores como o roteirista Krzysztof Piesiewicz e o compositor Zbigniew Preisner, para quem projetava seus filmes em primeira mão em sessões privadas.

Reportagem de ROGER LERINA
FONTE: Zero Hora, 24 e 25/12/2009

Um comentário:

  1. Comentários interessantes ... Kieslowski filmou os 10 mandamentos para 1 ano, com apenas 1 mês de intervalo. Ele até começou a escrever os roteiros com Piesiewicz, por sua trilogia de três cores, enquanto ele ainda estava filmando A Dupla Vida de Veronique! Eu perguntei recentemente a questão - que devemos obedecer os 10 mandamentos? Você pode alterar o idioma para Português no lado direito da minha página. Sinta-se livre para adicionar seus comentários em Inglês ou Português. Muito obrigado.

    Eu sou, & c.
    Alexander Dyle

    ResponderExcluir