terça-feira, 11 de maio de 2010

Como o colunista do FT descreveu o Doutor Destino

"Mas Nouriel Roubini não é um intelectual típico. Embora seja verdade que até o começo da crise financeira mundial, três anos atrás, ele passou a maior parte de sua carreira fazendo análises econômicas e escrevendo livros como títulos como "Political Cycles and the Macroeconomy" (1997) ou "New International Financial Architecture" (coeditor, 2005). Ele também foi responsável por uma série de declarações tão sombrias sobre a fragilidade do setor bancário que elas lhe renderam o apelido de "Doctor Doom" (Doutor Destino).
(...)
Poucos minutos antes das 8h, o nerd de 51 anos que virou queridinho se materializa no lobby do hotel, vestindo jeans preto e uma camisa amarelo-claro com o colarinho desabotoado. Ele combina perfeitamente com a decoração do hotel. A única nota dissonante fica por conta de seus sapatos de couro marrons, que estão incrível e desafiadoramente surrados. Será que ele é cerebral demais para se preocupar com trivialidades como engraxar os sapatos? Ou simplesmente autoconfiante demais para se importar com isso? De qualquer modo, isso dá ao famoso economista uma aparência pretensamente artística.

Ele se senta, meio desajeitado, em um grande sofá e explica que o badalado hotel é como se fosse sua casa. "Moro a apenas cinco minutos daqui", diz ele, me olhando com cautela com seus olhos castanho escuros que se parecem com os de um spaniel. Um cardápio do café aparece, oferecendo pratos minimalistas e elegantes. Escolho um omelete, café expresso e um power shake; Roubini pede granola, suco, iogurte e latte macchiato, embora não pareça nada interessado na comida.

"E então, como é ser uma celebridade?", pergunto eu, imaginando se ele vai dar uma resposta presunçosa. Ele faz uma careta. "Celebridade é apenas barulho", resmunga. "As pessoas ficam falando como se eu tivesse saído do nada, como se eu fosse de um pequeno escritório em um lugar qualquer, que estivesse por minha conta todos esses anos, totalmente obscuro, e que subitamente tivesse ficado famoso. Mas isso não é verdade - sou economista há 20 anos!"
_______________________________
Trecho do artigo de Gillian Tett - Financial Times: Nouriel Roubini, o Doutor Destino, agora a caminho de Cannes.

Fonte: Valor Econômico online, 10/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário