sexta-feira, 7 de maio de 2010

Grafite de Jesus Cristo armado com fuzil causa polêmica em Caracas


Um novo grafite no populoso bairro 23 de Enero, em Caracas, vem causando polêmica entre os moradores e é alvo de críticas da Igreja: perto de pinturas representando Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa, Manuel Zelaya e Che Guevara, o "coletivo La Piedrita" decorou um muro com uma imagem de Jesus Cristo e da Virgem de Coromoto, patrona da Venezuela, com fuzis nas mãos, informa reportagem do jornal "El Nacional". O vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, Baltazar Porras, qualificou o desenho como "mais uma escalada dentro dessa semeação permanente de ódio e violência".

- Não fiquemos de braços cruzados manifestando nossa indignação - pediu o sacerdote.

Divulgada pelo "La Pedrita" com ajuda do Twitter, a imagem de Jesus e Nossa Senhora aparece acompanhada da frase "Cristo e sua mãe defendem a revolução". O coletivo também é conhecido por atuar como milícia e controlar parte do bairro 23 de Enero, que fica perto do palácio presidencial. Os moradores do local se dividem sobre o novo desenho.

- Estamos em revolução e, como ninguém se interessa pelos pobres, este mural representa que Deus e a Virgem nos acompanham - disse Wilmer Pérez.

A página www.el23.net, onde o trabalho dos coletivos sociais é divulgado, explica que o grafite foi feito por um artista chamado Nelson. O site também tem supostos comentários de Valentín Santana, líder do "La Piedrita", contra o qual há três ordens de prisão emitidas pelo Ministério Público por delitos como homicídio. Santana diz que "são os guardiões do 'La Piedrita', Cristo e Maria armados, em resistência". Para Carlos Hernandéz, morador do bairro, o mural representa as crenças do povo.

- Cremos em Cristo, na Virgem e nos fuzis, que sempre serviram para nos defendermos. Não nos importa o que diga a Igreja, para nós é uma instituição imoral - disse ao "El Nacional".

Já Lisbeth Santiago, que ao abrir a porto de sua casa, agora dá de cara com a "imagem religiosa", o desenho é desagradável.

- Acho ofensivo - disse a moradora.
----------------------------------------
Fonte: Globo
Postado por Débora Padoin Malva
Via: www.guiame.com.br

Um comentário: