quinta-feira, 22 de julho de 2010

“A internet deve ser defendida”



Sérgio Amadeu, sociólogo e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC)“Eles estão chegando”, disse o sociólogo e professor da UFABC, Sergio Amadeu, no Fórum Internacional Software Livre em 2008. Um auditório lotado ouviu como os interessados em cercear a liberdade da internet manobravam para frear o livre compartilhamento de informações na rede. Neste ano, Amadeu volta ao evento para atualizar o tema.
– A qualquer momento, alguém pode criar uma aplicação e revolucionar a internet sem pedir autorização para ninguém. Se retirarmos essa grande qualidade da internet, estaremos reduzindo a criatividade – defende.
Amadeu antecipou a ZH assuntos da palestra que faz hoje, às 20h.

Zero Hora – A palestra “O Império Contra-Ataca” já foi apresentada em 2008. O que mudou?
Sergio Amadeu – Vou mostrar que se intensificaram as ações de restrição da internet. Vou atualizar as disputas entre a liberdade e o compartilhamento de bens culturais e, ao mesmo tempo, todas as tentativas de colocar a internet sobre uma lógica do mundo da mídia de massa.

ZH – Pode citar exemplos?
Amadeu – Em 2008, o Sarkozy (Nicolas Sarkozy, presidente da França) não tinha aprovado a lei Hadopi, que prevê o corte de conexão por até um ano a usuários que baixam arquivos na internet. Agora, aprovou. Além disso, ao mesmo tempo em que se condenou o Pirate Bay (site de busca de arquivos para download) no ano passado, na Suécia, o juiz de um caso semelhante na Espanha mostrou que não pode ser imputado crime a um site assim.

ZH – O que está em jogo com esse “ataque à internet”?
Amadeu – A internet é uma rede sem dono, sem um computador central, sem alguém que decida o que pode ou não pode fazer. Se conseguirmos continuar com a internet livre, vamos manter a criatividade e a diversidade cultural e política. A diversidade é a fonte da riqueza, e está sob ataque. Esse grande repositório de conhecimentos que é a internet deve ser defendido por todo mundo.
______________________
Fonte: ZH online, 22/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário