domingo, 22 de agosto de 2010

Vegetarianos vs. carnívoros

Rubem Alves*

Houve uma briga na floresta sobre a dieta a ser adotada por todos os bichos. De um lado estavam as vacas, as ovelhas, os patos, as galinhas, as girafas, os macacos, que diziam que a melhor dieta era a vegetariana.

Do outro lado estavam as os gambás, os lobos, as onças que afirmavam que o melhor mesmo era uma dieta de carne. A briga fez tamanha confusão que os bichos resolveram decidir o assunto por meio de uma votação!

Formaram-se dois partidos. Os vegetarianos deram ao seu partido o nome de “Partido das Bananas”. Todo vegetariano gosta de banana. Os outros bichos se reuniram e pensaram que o nome do seu partido deveria ser “Partido da Linguiça”...

Mas os carnívoros perceberam que nenhum membro do Partido das Bananas iria votar num candidato do Partido da Linguiça. Por uma razão simples: os bichos vegetarianos seriam aqueles que seriam transformados em churrasco...

Todas as pesquisas do Ibope indicavam que os vegetarianos ganhariam as eleições, por serem em número muito maior que os carnívoros. Um camaleão chamado Dudu, carnívoro, pediu a palavra: “Companheiros”, ele disse, “guerras são ganhas enganando-se o inimigo. Essa é uma lição que aprendemos dos humanos. Vestem-se de forma a parecer árvores e folhagens. Quando os inimigos se dão conta é tarde demais. É assim que eu faço. Mudo de cor. O inseto só me percebe quanto minha língua visguenta o lambe. Queria sugerir, então, que usassem a minha tática. Se nos proclamarmos carnívoros os vegetarianos não votarão em nós. Vamos nos fantasiar de vegetarianos!”

Todos aplaudiram a brilhante reflexão do companheiro Dudu e resolveram dar ao seu partido um nome bem ao gosto dos vegetarianos: “Partido dos Abacaxis”. Todo mundo gosta de abacaxis. E assim foi. Iniciou-se, então, a campanha do Partido das Bananas contra o Partido dos Abacaxis. Os vegetarianos faziam comícios em que bananas eram distribuídas por todos. Os carnívoros promoviam grande churrascos só que, ao invés de picanhas sobre as brasas, eram abacaxis sobre as brasas. Faziam churrasco de tudo quanto era vegetal. Distribuíam grandes cestas que, além dos abacaxis, tinham bananas, pinhões, batatas, mandioca, cebolas, tomates, pimentões. Assim, os dois partidos tinham o mesmo programa: dieta vegetariana para todos.

Os membros do Partido das Bananas sentiram, de longe, o cheiro bom dos churrascos dos Partido dos Abacaxis. E começaram a se aproximar. Perceberam que os membros do Partido dos Abacaxis não eram tão maus quanto se dizia. Chegaram mais perto. Provaram. Gostaram. “É, churrasco de banana é mais gostoso que banana crua”, disseram. E até os macacos aderiram.

Aí veio a eleição. Os candidatos eleitos democraticamente teriam o poder para determinar qual seria a dieta de todos os bichos. E, ao dar aos seus representantes o poder para decidir, os bichos estavam, com esse ato, abrindo mão do seu próprio poder de decidir. Depois de feitas as leis só lhes restaria obedecer. E foi o “Partido dos Abacaxis” que ganhou as eleições... Depois eu conto mais...
_________________________________
*Rubem Alves é escritor, teólogo e educador
Fonte: Correio Popular online,22/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário