quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dez diretivas da pessoa de ciências


Imagem da Internet


1 – Em Ciências, tudo é apenas provisório. Ao dogmatismo científico, prefira sempre o questionamento metódico. O que se afirma agora pode ser desmentido daqui a pouco; o que se nega pela manhã, pode ser confirmado à tarde.
2 – Não existem ciências isoladas. Toda questão científica é, pelo menos, um cubo, tem seis faces. Fixar-se a uma só face, sem perceber as demais é ter uma visão limitada, é ter uma idéia só, é ser fanático.
3 – Nos domínios científicos mesmo as autoridades podem ser contestadas … Em termos! Conteste com superioridade, com inteligência, com penetração. Contestar de forma grosseira, insultando, depredando, conspurcando, é falta de inteligência.
4 – Não seja um tricoteiro (que faz tricô) da ciência. Enxergue além da proveta, do raio X, do gráfico, da estatística, do teste. O maior laboratório ainda é o cérebro humano. Com ele veja no invisível, veja através, veja no infinito. Lembre-se que sim é apenas uma afirmação e não é apenas uma negação: justifique seu posicionamento. Não seja um eterno repetidor do que já disseram ou fizeram. Você não diz nada? Você não faz nada?
5 – Tenha horror à mediocridade! Vazio e convencido o medíocre não passa de um pseudo-profissional, cheio de importância mas nulo de eficiência. É água estagnada a se corromper. Então, quando assume o posto de mando, é pau na roda do progresso.
6 – O que se estuda e se ensina deve estar de acordo com a evolução científica de hoje. Ser atualizado é um dever. Livros, poucos e bons, pois em geral, eles se repetem. A atualização está na revista especializada, no congresso, no convívio com os colegas da mesma área de trabalho.
7 – Infelizmente nossa língua é um fator de limitação. Conheça uma língua estrangeira científica.
8 – Cultue a beleza que pressupõe a ordem e a limpeza. A desordem, o ambiente sujo depõe contra seus integrantes. Lembre-se que todo equipamento tem um jeito certo de ser utilizado e noventa e nove maneiras erradas que o danificam.
9 – Respeite o espírito de religiosidade de qualquer pessoa. Não haverá povo sem crença ou indivíduo sem fé, enquanto não houver uma explicação cabal e definitiva para o fenômeno vida e para o fenômeno universo.
10- Jamais transforme questões de princípios em questões de conveniência. É freqüente encontrarmos pessoas que tem apenas direitos; relegam os deveres aos outros. Antes de tudo se deve ser justo para com todos. Primeiro justiça e depois as outras considerações.
______________________________________

* Aula inaugural do Curso de Medicina da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 05 de março de 1981, ministrada pelo Prof. Dr. AURÉLIO BOLSANELLO.
Fonte: http://antonini.med.br/blog/ - Acesso 23/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário