domingo, 26 de setembro de 2010

Europa xenófoba

Manuel Castells*


Em um mundo interdependente, o que nos resta é o respeito por valores de tolerância e de paz.


A questão não é que Sarkozy deporte ciganos sem respeitar seus direitos legais e humanos, mas sim que 82% dos franceses o aplaudem. Assim como os marselheses, em uma cidade com 25% de muçulmanos, que apoiam a proibição das convocatórias dos muezins à oração, algo assim como proibir o repicar dos sinos.
Os suíços foram mais diretos ao aprovar em um referendo a proibição dos novos minaretes. Alemães e franceses gostariam de imitá-los. O veto à burka nas ruas (França, Itália) ou em prédios públicos (Catalunha) aprovado pela sociedade é expressão de racismo e de intolerância disfarçados de proteção da mulher, esquecendo-se de perguntar para elas. Embora os racistas explícitos sejam minoria, indicadores de xenofobia (associada ao racismo) mostram seu rápido crescimento até constituir-se em uma atitude majoritária em toda a Europa.
Na Espanha, no ano 2000, 36% queriam leis mais restritivas sobre a imigração. Em 2004, 56%, e, atualmente, 75%. Estudos mostram que a xenofobia tem um fundo racista. Porque a percepção do estrangeiro está ligada à imigração, e esta, a culturas e etnias diferentes. Mas o que se rejeita são certas culturas e certas etnias.
Na Espanha, não há hostilidade, mas sim respeito por alemães, ingleses, franceses e outras pessoas de bem viver, enquanto os ciganos nacionais continuam sofrendo discriminação e hostilidade popular. Na França, ter nascido no país e ter sido naturalizado aos 18 anos não garante continuar sendo cidadão, segundo outra lei de Sarkozy (o que a humanitária Carla Bruni pensa agora?), para a qual perdem a nacionalidade se têm um incidente violenta com a polícia, sanção desproporcional que, em nenhum caso, os franceses de pura cepa poderiam sofrer. Na Itália, ser imigrante ilegal acarreta em prisão, embora seus empregadores apenas se arriscam a uma multa.
Nesse coquetel de intolerância, o anti-islamismo é o principal ingrediente, agora associado ao estigma de terrorismo potencial. Cerca de 55% dos muçulmanos europeus se sentem cada vez mais discriminados. Com 25 milhões de muçulmanos nos países da União Europeia, concentrados nas grandes cidades, o enfrentamento religioso-cultural prefigura a violência sob todas as suas formas.
As elites políticas incitam ou toleram a xenofobia por interesses eleitorais de baixo nível. Uns, para ganhar votos; outros, para não perdê-los. E isso acontece com quase todos os partidos e em todos os países, salvando-se alguns poucos políticos que não traem valores fundamentais, embora lhes custe perder apoios de uma sociedade exacerbada em seus medos. Até o progressista Zapatero apoia Sarkozy publicamente, em contradição com a posição dos europarlamentares de seu partido. É assim como as dívidas, que, dependendo de quem for, esquecem-se daqueles a quem prometeram que não lhes decepcionaria. Mas se lembrarão, chegado o momento.
As causas dessa explosão de xenofobia são conhecidas, porque existe uma abundante pesquisa sobre o tema. A primeira é a crise econômica e o aumento do desemprego. Muitos acreditam que os imigrantes tiram o seu emprego e contribuem para diminuir seus salários.
Em outro plano, a deterioração da escola pública é atribuída à multietnicidade de seus alunos. A delinquência, pequena ou grande, está associada à imigração. Cada um desses motivos não tem apenas uma base empírica. Por exemplo, a imigração foi um fator muito positivo no crescimento espanhol entre 1995 e 2005, porque contribuiu para aumentar a oferta de trabalho, com salários moderados, e para incrementar a demanda de bens e serviços para os novos residentes. A taxa de delinquência é mais alta entre a população autóctone do que na imigrante, uma vez controlado o efeito da idade.
Mas não insistirei em contrapor dados a emoções, pois não se trata de um problema de conhecimento, mas sim de sentimento. E esse sentimento está dominado pelo medo, medo de uma globalização incontrolada, de uma identidade cultural ameaçada, de uma economia desarticulada, da insegurança do emprego e da desconfiança nos políticos.
Como o que nos restava de moral cristã de amor ao próximo nos foi levado pelo vento da perversão (palavra do Papa) no seio da Igreja, e como os princípios de direitos humanos ficam para os ricos que se podem permitir, por que não entrincheirar-nos no que é nosso, fazer com que nossas leis e costumes sejam respeitadas e que os postos de trabalho, a educação pública e a saúde assistencial sejam reservados para nós?
Primeiro, porque não podemos, porque não há uma economia europeia (salvo as escandinavas) que resista a isso, tanto pela necessidade quantitativa de mão de obra, como porque os imigrantes são mais baratos e mais dispostos a aceitar qualquer trabalho por causa de sua vulnerabilidade. Quanto mais ilegais, mais vulneráveis e mais apetitosos para explorá-los.
Segundo, porque já estão aqui e, sem melhorar as condições em seus países de origem, vão ficar, se puderem. Por isso, deportar ciganos poderia prefigurar deportações massivas de ilegais que a Itália e a França já praticam.
Terceiro, porque não se trata só de imigrantes, mas também de minorias étnicas e culturais já enraizadas na Europa. Obrigá-las a renunciar à sua identidade é uma provocação que enfrentaria milhões de pessoas e incitaria reações extremas. Em nome de que se declara a religião islâmica como alienígena? Voltamos a uma guerra de religiões?
Por fim, romper com a tolerância e o respeito do outro que nos orgulhavam como europeus é uma viagem sem volta. Em um mundo interdependente, com uma economia de capa caída, quando buscamos investidores chineses para salvar o automóvel e capitais árabes para reabilitar os bancos, em um planeta em que a Europa é 15% da população, o que nos resta é o respeito a valores de tolerância e de paz que nos façam sentir bem em um entorno competitivo e violento. No pior dos casos, perdemos. Nossa última esperança é que conquistemos o respeito do novo mundo pela nossa altura moral.
Mas por que você e eu teríamos que nos preocupar com a onda de racismo e de intolerância que percorre a Europa?
____________________
*Sociólogo.espanhol.
A opinião é do sociólogo espanhol Manuel Castells, em artigo para o jornal La Vanguardia, 25-09-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Fonte:IHU online, 26/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário