quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

As 10 mais importantes notícias tecnológicas de 2010

Qual foi a coisa mais importante
que aconteceu em 2010?
No mundo tecnológico,
há 10 fatos que merecem ser recordados
e gravados para a posteridade.
Confira as notícias mais significativas
no campo da tecnologia:
1. Andre Geim e Konstantin Novoselov ganham o Nobel de Física pela descoberta do Grafeno

Falamos sobre isso nesse artigo. O grafeno é um material que possui uma força similar à do diamante, é um ótimo condutor e possui propriedades quânticas muito diferentes. Acredita-se que ele representará uma revolução na indústria similar à da descoberta do plástico, no século passado.

2. Mais pessoas usam Droids do que iPhones

Era uma vez o BlackBerry, que foi suplantado pelos iPhones, da Apple. E então a Google decidiu entrar na jogada. Os Droids imitaram a interface com Touchscreen dos iPhones, e incluindo novos aplicativos (principalmente programas da Adobe), os Droids viraram favoritos dos usuários de smartphones.

3. Sites de desconto em grupo
Qual é seu preferido? Groupon? Peixe Urbano? Hoje, dificilmente, uma pessoa não está inscrita em algum desses sites, que conseguem descontos de no mínimo 25% em restaurantes, spas, salões, hotéis e mais uma variedade de estabelecimentos. A idéia é tão simples que logo virou febre. O que surpreende é que ninguém tenha pensado nisso antes, já que nenhuma inovação tecnológica foi necessária para a criação desses sites.

4. A indústria do entretenimento se apaixona por 3D – de novo
Acredite ou não, a tecnologia 3D já existia, de certa forma, desde os anos 1950. Mas foi só nesse ano que James Cameron, com sua obra-prima “Avatar”, conseguiu fazer a febre 3D pegar. Vários filmes aderiram à tecnologia e, para quem tinha a estrutura, a Copa do Mundo desse ano pôde ser transmitida em 3D. Claro, ninguém gosta de usar os óculos especiais, mas há cientistas trabalhando em tecnologias que dispensem o acessório.

5. A China controla a maior parte dos minerais raros da Terra
A China está para minerais raros como a Arábia Saudita está para o petróleo – muito próxima do monopólio. Esses minerais são componentes de grande parte dos eletrônicos que usamos, então são muito importantes para qualquer nação. Por isso, quando o país bloqueou as exportações para o Japão houve um certo pânico na indústria tecnológica. Por sorte, o monopólio da China não se deve às reservas naturais, mas à exploração – ou seja, outros países também podem exportar esses materiais se dedicando à sua extração.

6. O Google paga caro para ser o líder
Em 2010 o Google aprendeu que ser o líder não é fácil. A gigante da internet teve que suportar cyber-ataques da China, processos contra monopólio por parte da União Européia e enfrentando a competição de empresas como o Facebook. Eric Schmidt acredita que sua empresa não irá sofrer tanto no ano que vem, mas, na verdade, quando você é a maior companhia da internet, corre grandes riscos de ser também o maior alvo.

7. O WikiLeaks expõe o governo americano
Do seu bunker na Suécia, Julian Assange colocou fogo na internet ao lançar documentos confidenciais sobre as políticas diplomáticas e militares dos Estados Unidos. A administração de Obama impediu que funcionários federais tivessem acesso aos documentos, a Força Aérea do país também impediu que os seus oficiais lessem o NY Times, com medo de que eles pudessem se informar sobre os vazamentos, e o futuro do jornalismo online ficou muito mais obscuro (principalmente com a verdadeira perseguição contra Assange).

8. As redes sociais também movem o mundo
Não usamos apenas o Orkut e não usamos essas ferramentas para fazer fofocas sobre nossos colegas. O público usuário também não é formado apenas de adolescentes. Estamos aderindo cada vez mais às redes sociais e com motivos mais “nobres” – elas viraram uma rede de comunicação verdadeira, similar ao telefone. Além disso os serviços oferecidos por esses sites, como jogos, livros e filmes, sugere que mais inovações estão à frente.

9. Seu PC começa a desaparecer
Antes de 2010 ninguém saberia dizer o que é um tablet. Depois do lançamento do iPad, os tablets têm a chance de suplantarem os notebooks como ferramenta de computação preferida do consumidor. Antes de 2010 ninguém se importava com cloud computing ou, em português, computação em nuvem, que usa a capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores ligados na internet. Basicamente você acessaria programas na internet, sem a necessidade de instalá-los. Junte essas duas inovações e você terá um vislumbre de uma nova era da computação.
10. Aparece a primeira cyber-arma do mundo
O Stuxnet teve o mesmo efeito do que um míssil – mas, felizmente, não matou pessoas. Ninguém ainda tem certeza de quem criou o malware, mas sabemos qual foi o alvo: o programa de armas nucleares do Irã. O vírus desligou o programa e incapacitou a usina de enriquecimento de urânio do país. O Irã se recuperou do “ataque”, mas isso deixou o mundo em alerta para os possíveis ataques via vírus que estavam sendo previstos por filmes e livros. [LiveScience]
_____________________
Por Luciana Galastri
Fonte: http://hypescience.com/21/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário