sábado, 18 de dezembro de 2010

ESQUECER

Rubem Alves*

Imagem da Internet

George Christph Lichtenberg ( 1742-1799): “Atualmente procura-se divulgar a sabedoria por toda a parte: quem sabe se daqui a poucos séculos não haverá universidades destinadas a restabelecer a antiga ignorância?” ( Citado por Murilo Mendes, Transistor, p.155)
Alberto Caeiro é de opinião semelhante:
“O essencial é saber ver –
Mas isso (triste de nós que trazemos a alma vestida!),
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem de desaprender...”
“Procuro despir-me do que aprendi,
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu...” ( Poemas, 48 4 66).
_____________________
Fonte: ALVES, Rubem. Do universo à jabuticaba. , SP, Ed. Planeta, 2010, p.242/243.

Nenhum comentário:

Postar um comentário