segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Realpolitik

L. F. VERISSIMO*

Realpolitik é um termo alemão que significa política realista, pragmatismo, o sacrifício de ideais puros por objetivos práticos e o uso de meios espúrios para fins supostamente nobres. Resumindo: “realpolitik” é o nome que se dá ao processo pelo qual você vota no PT e elege o PMDB.
O chanceler Otto von Bismarck, que dominou a política alemã durante boa parte do século 19, era adepto da “realpolitik” mas o melhor exemplo que deu, sem querer, da sua tática nada teve a ver com questões de Estado. Está no livro do Edmund Wilson Para a Estação Finlândia. Bismarck disse ao socialista Ferdinand Lassalle que se ele pretendia ter sucesso na política deveria 1) adquirir uma propriedade rural e 2) casar com uma mulher feia. A propriedade rural lhe daria uma respeitabilidade senhorial que o ajudaria mesmo na sua pregação socialista e a mulher feia, presumivelmente, não o manteria em casa, liberando-o para a vida pública. Uma receita pouco romântica, mas realista e prática.
O caso mais notório de “realpolitik” em ação foi o pacto de não agressão entre a Alemanha nazista e a União Soviética de Stalin, em 1939. O pacto durou pouco – acabou quando a Alemanha invadiu a Rússia –, mas foi o bastante para desencantar comunistas no mundo inteiro. As recentes revelações de correspondência diplomática secreta mostram como a “realpolitik” ainda rege as relações internacionais. Não há exemplo atual maior do sacrifício de ideais pela conveniência, ou de hipocrisia, do que os 30 anos de amizade dos Estados Unidos com o Egito de Mubarak, que não era menos ditador antes de começarem os distúrbios.
"O PT abandonou seus ideais românticos
e casou com uma mulher feia
que obviamente não ama,
 mas que o ajudará
na sua carreira."
Claro, não vamos comparar as alianças políticas feitas pelo PT para poder governar nem com Hitler nem com Stalin nem com qualquer outra calhordice histórica – mas a realpolitikinha exemplificada pela receita matrimonial do Bismarck eu acho que cabe. O PT abandonou seus ideais românticos e casou com uma mulher feia que obviamente não ama, mas que o ajudará na sua carreira.
Em tempo: não sei se Lassalle seguiu o conselho de Bismarck. O Google acaba de me informar que ele morreu num duelo causado por ciúme. Vê com quem você está se metendo, PT!
---------------------------------
* Cronista. Escritor.
Fonte: ZH online, 21/02/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário