domingo, 27 de março de 2011

Pregador de vagabundagam

Rubem Alves*

Quando eu era pastos era frequente que meus sermões provocassem reações negativas nos conservadores porque eles esperavam que eu falasse sobre a certeza da salvação de suas almas. Ah! Os conservadores... Como eles amam as certezas! Como gostam de falar "Estou certo de que..."
E eu, que já naquele tempo nada sabia e ainda nada sei sobre a vida após a morte, falava sobre as coisas da vida. Recebi então um convite para pregar na Igreja Presbiteriana da Lapa, São Paulo. Disse para mim mesmo: "Estou cansado de confusões. Vou pregar um sermão para ninguém botar defeito. Todos sorrirão. Falarei sobre as crianças..."
Li as palavras de Jesus: "E se vocês não mudarem suas maneiras de sentir e pensar e não se transformarem em crianças, jamais entrarão no Reio dos Céus..." Disse que as crianças, diferentes dos adultos que vivem para trabalhar, vivem para brincar. Brincar é o sentido da vida...
Esse sermão provocou uma confusão que excedeu todas as outras. Acusaram-me de corruptor da juventude, pregando a vagabundagem. Daí para frente, em qualquer igreja onde eu fosse pregar, lá estavam os inquisidores com gravadores para capturar as minhas heresias.
Que Deus os tenha...

*****

Conselho aos jovens pregadores: se vocês querem ser bem-sucedidos digam aos membros de suas igrejas o que eles desejam ouvir. Eles querem ouvir suas próprias ideias na boca de um outro. Eles amam as repetições e odeiam tudo o que perturbe a sua paz. Existe um livrinho muito divertido que poderá ajudá-los na difícil tarefa de agradar a sua congregação. Infelizmente não foi traduzido para o português: How to be a bishop without being religious, como ser um bispo sem ser religioso. Ali você encontrará os conselhos práticos que ajudarão a chegar a bispo.
É um velho bispo metodista que dá conselhos ao seu jovem sobrinho que acaba de ser ordenado pastor. Como é bem sabido os bispos protestantes se casam. Um dos conselhos mais importantes refere-se à escolha da sua mulher: escolha uma mulher feia. Se for uma mulher bonita a congregação começará a fazer fantasias sobre o que o pastor e sua mulher fazem na cama, e isso provocará raiva nas mulheres e inveja nos homens. Isso não é bom para a vida espiritual da congregação.
E é importante que vocês não sejam felizes. Porque um pastor feliz quererá gastar muito tempo com sua amada em atividades não religiosas, o que roubará o precioso tempo que ele deve gastar no preparo do seu sermão. E os sermões devem sempre provocar lágrimas no meio e sorriso no fim. É importante não inverter a ordem. Os seminários não ensinam essas pitadas de sabedoria...
-------------------
* Teólogo. Educador. Escritor.
Fonte: Correio Popular online, 27/03/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário