sexta-feira, 22 de abril de 2011

Horace Dediu: "As crianças não usarão mais o mouse"

As novas máquinas trarão uma relação mais íntima
com o consumo e a comunicação.
Serão mais companheiras
que mero instrumento,
diz o analista


O analista romeno Horace Dediu é um dos mais respeitados especialistas em tecnologia móvel. Trabalhou por quase uma década na Nokia e hoje dedica seu tempo ao Asymco, site que produz as mais respeitadas e ousadas projeções (quase sempre corretas). Para Dediu, o surgimento dos tablets, ainda que recente, significa o fim da era dos PCs.

ÉPOCA – Os PCs vão morrer?
Horace Dediu – O nascimento de uma era tecnológica não significa o fim da antecessora. As máquinas que hoje chamamos de computadores pessoais serão usadas para trabalhos mais focados. As empresas ainda hoje usam os antepassados dos PCs, como os mainframes. Uma nova era tecnológica oferece formas diferentes de resolver problemas antigos. Os tablets são ainda mais pessoais que os PCs. As pessoas migrarão para eles em busca de mais interação social e entretenimento.

ÉPOCA – O mouse vai acabar?
Dediu – O mouse está nos PCs porque é o único meio de controlarmos aquilo que está na tela. Com os tablets e os smartphones, esse contato será direto. As crianças que estão nascendo hoje vão crescer sem nunca terem usado um mouse. Comandar a tela usando somente os dedos é muito mais intuitivo do que usando um meio indireto. Em contrapartida, a geração que cresceu usando o mouse enfrentará no início dificuldades para viver sem ele. Mas as pessoas sempre se adaptam. Os próprios botões físicos mudaram radicalmente. Aprendemos a usar trackpads e as bolinhas dos celulares BlackBerry.

ÉPOCA – Por que estaríamos na era pós-PC?
Dediu – É o contexto em que as pessoas usam esses aparelhos. Tablets e smartphones permitem que a computação se realize em contextos inéditos na era dos PCs. Em pé, na companhia de outras pessoas, enquanto viaja ou enquanto deita e relaxa. Também será um aparelho ainda mais individual. Quando criaram os radinhos de pilha, os adolescentes puderam ouvir o rock and roll fora do alcance dos pais, que tinham o controle sobre o que a família escutava nos aparelhos de casa. Com os tablets e smartphones, as pessoas terão uma relação ainda mais íntima com o consumo e a comunicação.

ÉPOCA – O que virá depois da era dos tablets?
Dediu – Não tenho ambições de ser um vidente. Tento apenas enxergar os padrões de motivação das empresas. Para ver o futuro, você precisa olhar para o que as pequenas empresas estão experimentando agora. Elas é que serão compradas pelas grandes, para expandir essas ideias. Algumas não vingarão. Não acredito muito no poder dos controles de voz. Mas acredito em uma redefinição da televisão que conhecemos. Percebo muita inovação em métodos de comunicação e socialização. Acredito que os próximos aparelhos serão vistos mais como companhias pessoais do que apenas como instrumentos.

HORACE DEDIU



QUEM É

Horace Dediu, criador do blog Asymco, foi apontado como um dos melhores analistas de mercado móvel pela revista Fortune e pela agência Bloomberg. É casado e tem 43 anos
O QUE FEZ
Formado em engenharia pela Universidade Tufts, fez MBA na Escola de Negócios da Universidade Harvard, ambas nos Estados Unidos. Trabalhou oito anos na Nokia
------------------------
Reportagem por Bruno Ferrari
Fonte: Revista ÉPOCA online, 20/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário