segunda-feira, 16 de maio de 2011

A sabedoria da diferença

Imagem da Internet

David F. Ford, desde 1991 Regius Professor of Divinity na Cambridge University, a faculdade criada por Henrique VIII em 1540. É um aglicano formado em ambientes sensíveis às questões interreligiosas e ecumênicas. Nasceu em Dublim, viveu as vicissitudes alternadas das delicadas relações entre cristãos e aprendeu que “o respeito e a amizade nascem mais facilmente nas diferenças”.
Nasceu o Scriptural Reasoning, uma prática de confronto sobre os textos sagrados que, iniciada nos Estados Unidos teve um sucesso imediato em todo o mundo, suscitando o interesse tanto do mundo acadêmico quanto de simples comunidade de fiéis.


Falou ao jornal L’Osservatore Romano –

Eis uma pergunta:

L’Osservatore Romano: Como vê o futuro da Comunhão anglicana, considerando as diferentes posições entre anglicanos tradicionalistas e liberais?
Ford: Não penso que os problemas tão controversos na Comunhão anglicana deveriam separar-nos, e conheço alguns lugares onde com efeito isto não acontece. Além disso, há muitos anglicanos, como eu, que não se identificam com a etiqueta de “tradicionalistas” nem de “liberal”. Naquilo que me diz respeito, gosto da definição usada pelo meu mestre “pós-liberal”, Hans Frei, que falava de “ortodoxia generosa”.
Espero que no futuro se possa ser capaz de aplicar a “sabedoria da diferença” à nossa tradição, assim como o Scriptural Reasoning, nos seus melhores resultados, permite “uma sabedoria da diferença” entre judeus, cristãos e muçulmanos.
-------------------------------
Fonte: L’Osservatore Romano impresso, Nº 14 - Ed. Português de Portugal, 02/04/de 2011, pg.4 onde se encontra reportagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário