segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os provérbios do rei Salomão e a aplicação em renda variável

Thiago Tregier*

Você sabia que Henry Ford, George Washington, Thomas Jefferson, Bill Gates e Steven Spielberg leram os provérbios do rei Salomão na juventude deles? É o que conta o escritor Steven K. Scott no livro "Salomão, o homem mais rico que já existiu".
O próprio autor, após alguns fracassos na vida e seguindo o conselho de um amigo, resolveu ler os provérbios do antigo rei e colocá-los em prática. O sucesso, segundo ele, surgiu nos âmbitos profissional, pessoal e financeiro.
Será mesmo que os provérbios levam ao sucesso? Conheci alguns deles, muito bem explicados no livro de K. Scott. Um dos que mais chamou a atenção foi: "Os bens que muito depressa se juntam se desvanecem; os acumulados pouco a pouco aumentam." Decidi então relacioná-lo com dicas de como gerir investimentos em renda variável.
Tal provérbio é sobre a diligência. Conforme definição apresentada no livro de Scott, "essa é uma habilidade adquirida que combina a persistência criativa, o esforço inteligente, planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de modo a alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência". Resumindo: fuja das promessas de elevados ganhos com as chamadas micro caps, ou melhor, "micos" caps. Seja, portanto, diligente.
Interessante será dissecar o conceito de diligência relacionando-o com a decisão de investimento em bolsa. Vamos analisar a definição do provérbio por partes. Tome-se como exemplo "...habilidade que combina persistência criativa". Há no mercado algumas estratégias de investimento que você pode utilizar com o objetivo de maximizar o seu lucro. Por exemplo, "valor stop" de ganho e de perda. Ou ainda, acreditando que o mercado irá apresentar valorização, você pode aumentar a exposição em ações e/ou alavancar a carteira de investimentos entrando no mercado de opções e/ou a termo.
Por outro lado, se o mercado está com tendência de baixa, uma das alternativas é diminuir ou "zerar" toda a exposição em ações ou utilizar algumas estratégias para ganhar também com a queda do mercado e/ou proteger a carteira das oscilações da bolsa. Por exemplo, "short" (vendido) em ações, lançar opções sobre ações, emprestar ações e vender Índice Bovespa.
A próxima parte da definição de diligência, "esforço inteligente", nos diz para não gastar tempo com bobagens, principalmente aquelas sobre "micos caps" - "o amigo do meu amigo que é fera no mercado disse que a ação XYZ vai subir". Saia das fofocas do mercado financeiro. Invista o seu tempo naquilo que realmente é necessário: faça cursos, entre em contato com a sua corretora, conheça os analistas e estude os fundamentos da empresa.
Uma dica: utilize os principais indicadores de mercados na tomada de decisão, como P/L (preço sobre lucro), P/VPA (preço sobre valor patrimonial), ROE (retorno sobre o patrimônio líquido), endividamento líquido, lucro líquido etc. Compare com as ações do mesmo setor, entenda qual é o mercado de atuação e quais são as expectativas para a companhia.
Procure orientação com profissionais. Essa é uma das formas de diligência, ou seja, buscar parcerias eficientes e confiáveis. Mas, lembre-se, a decisão é sua: "...planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia". Essa passagem recomenda simplesmente ter e não burlar objetivos. E o que é um objetivo? É saber o que você busca com seus investimentos: comprar um carro novo, a casa própria, pagar a faculdade dos filhos ou a aposentadoria.
O importante é definir o que quer e encontrar as melhores estratégias, iniciando os investimentos com o máximo de informações, criando métodos de decisão e, quando chegar a uma conclusão, não ficar apenas no "waiting". Se já decidiu, não perca mais tempo, execute. Compre ou venda as ações conforme o resultado de sua análise.
A falta de objetivo poderá levá-lo a perdas. Salomão chama o "objetivo" de visão, que é mais uma das habilidades para se chegar à diligência. Sabendo o que você quer e tendo um objetivo, tenho certeza de que você terá sucesso.
E, por último, vamos considerar o trecho "de modo a alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência". Após a análise das empresas que irão fazer parte da carteira de investimentos, mais importante do que o resultado é o fato de você ter estudado e avaliado todos os passos para chegar a sua decisão; com isso, alcançou o mais alto nível de excelência, pois você acreditou no que fez.
------------------
Thiago Tregier é gestor de renda variável da Concórdia Corretora
E-mail thiago.tregier@concordia. com.br
Fonte: Valor Econômico on line, 27/06/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário