segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Livro da polêmica

QUESTÃO DE PADRÕES 

“Maggie Está de Dieta” chegará em outubro às lojas da Grã-Bretanha ensinando regime a meninas de seis anosVocê quer convencer sua filha a não comer tanto? Então dê a ela Maggie Está de Dieta, um livro infantil que tem como alvo – segundo a Barnes & Noble, uma das muitas livrarias britânicas cujos sites ostentam a obra – crianças de seis a 12 anos. Mas alguém acha que essa é uma boa ideia? O livro foi escrito e publicado de forma independente por Paul Kramer, autor radicado no Havaí, cujos títulos anteriores incluem Não Tenha Medo de Molhar a Cama, no qual a pequena Cynthia “espanta o monstro do xixi” e Louie e a Lagosta Monstro, em que um crustáceo criminoso recebe sua punição.

Slogan de camiseta foi proibido na Grã-Bretanha

O livro conta a história de Maggie, 14 anos, que, de acordo com a sinopse, “transforma-se de uma adolescente acima do peso e insegura em uma garota de tamanho normal que vira a líder do time de futebol da escola”.
A obra não será lançada até outubro, mas a imagem da capa é tão inquietante que talvez possamos, nesse caso, nos permitir julgar o livro por ela. Maggie é retratada como uma menina gordinha, com um rabo de cavalo, vestindo um macacão que não a valoriza (ninguém disse a ela que listras laterais não favorecem quando você tem alguns quilos a mais?), olhando-se no espelho, possivelmente sonhando em ficar mais magra para poder vestir o minúsculo vestido de baile cor-de-rosa que ela aperta contra o peito.
A reportagem tentou contatar Kramer, mas ele não estava disponível para comentar. No blog de livros infantis Treasurylands, um leitor diz nos comentários: “Não é nem um pouco apropriado para a faixa etária a que se propõe”, e expressões como “fascismo corporal” e “provoque neurose em seu filho” foram adicionadas à descrição do livro na loja virtual Amazon.com.
Talvez no Havaí seja perfeitamente aceitável ler um livro para a sua influenciável filha de seis anos sobre uma garota adolescente na idade em que as garotas são mais propensas a desenvolver anorexia. É presumível que Kramer tenha escrito o livro com a melhor das intenções – como um meio para falar da crise americana de obesidade infantil. Mas pouco depois de o Conselho de Publicidade britânico ter proibido o site Zazzle de vender camisetas infantis com o slogan "Nothing Tastes As Good As Skinny Feels" (algo como “Nada tem um gosto tão bom quanto sentir-se magra”), popularizado em 2009 pela modelo Kate Moss e tido como pró-anorexia, parece bizarro ouvir que esse livro chegará às prateleiras no país.
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Tradução: Fernanda Grabauska
The Guardian
Fonte: ZH on line, 29/08/2011

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