domingo, 25 de setembro de 2011

Proposta ao papa

Rubem Alves*
Sou formado em Teologia e penso que, frequentemente, tenho ideias teológicas legais. Tanto assim que as escrevo. Se não as achasse legais não as escreveria. Uma delas se caracterizou por sua absoluta originalidade.
Digo isso sem pudor algum porque não sei de nenhum teólogo que a tenha tido antes. Foi uma proposta que fiz ao Papa. Uma nova e revolucionária encíclica. Por meio dela seria criada ao lado das incontestáveis que já há: a "Ordem dos Cata-Lixo".
Isso mesmo. Hoje, catar lixo é uma virtude teologal. Imaginei, teologicamente, que o diabo mudou de tática. Antigamente, segundo testemunho dos entendidos, ele se especializava em tentações sexuais. Pensava que, assim, iria bagunçar a criação de Deus. Mas não deu muito certo porque o sexo, frequentemente, está associado ao amor. E sendo associado ao amor é coisa bonita, que Deus aprovou com um sorriso discreto.
O diabo, especialista em excrementos e ventilações sulfúricas mal cheirosas, percebeu que a maneira mais fácil de acabar com o mundo que Deus criou seria submergi-lo em fezes. E está sendo bem sucedido. Prova disso é a quantidade inacreditável de lixo que a civilização capitalista produz diariamente. Faça as contas: segundo cálculos dos entendidos, cada habitante do mundo produz um quilo de lixo diariamente. Multiplique pelo número de habitantes do mundo, 6.000.000.000. E multiplique pelos dias do ano.
Você terá a quantidade de lixo que nossa civilização higiênica (higiênica, sim; a quantidade de produtos de limpeza que se encontra nos supermercados é assombrosa; e basta apertar um botão para que as coisas feias e malcheirosas que estavam dentro da privada desapareçam, tudo ficando limpinho, cheiroso e bonito de novo.
"Convocar-se-ia um congresso de cardeais
para estabelecer as equivalências
entre sacos de lixo
e os pecados."
Conclui, com fundamento teológica, que o lixo são as fezes do demônio que quer transformar o Paraíso que Deus criou num grande lixão. Conclui, então, que uma das formas modernas de lutar contra o Demo é lutar contra o lixo. Daí a necessidade da criação da "Ordem dos Cata-Lixo" - que seria bem recebida por todas as pessoas. Os membros dessa ordem sairiam diariamente pelas ruas, praças e estradas catando lixo e pregando a nossa mensagem: "Arrependei-vos e catai lixo para que o inferno não venha..."
Sugeri também que as penitências, normalmente medidas em rezas que Deus não precisa ouvir de novo por já as ter ouvido bilhões de vezes, fossem transformadas em sacos de lixo. Os pecados, sobejamente conhecidos pelos seus prazeres - todo pecado dá prazer; se não desse não haveria tentação - seriam traduzidos em quantidade de sacos de lixo. Convocar-se-ia um congresso de cardeais para estabelecer as equivalências entre sacos de lixo e os pecados.
A absolvição só seria dada quando pecador voltasse, portanto o número de sacos de lixo que lhe haviam sido atribuídos como penitência. Acho uma pena que o Papa não tenha acolhido a minha sugestão.
----------------------------
*Escritor. Teólogo. Educador. Cronista brilhante.
Fonte: Correio Popular on line, 25/09/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário