sábado, 17 de dezembro de 2011

Deus se revela como camponês sem terra em Jesus de Nazaré.

Günter Adolf Wolff*


Como Javé se revela, onde ele se revela,
em que situação ele se revela e
a quem ele se revela?

Olhando o texto do Êxodo 3.1 que diz: “Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto” vemos que ele se revela a um camponês sem terra empobrecido. Deus se revela a Moisés no deserto, durante o processo de trabalho, à margem da sociedade. O texto do Êxodo começa com a palavra “apascentava”, quer dizer: Deus se revela àqueles que trabalham e não àqueles que exploram o trabalho de outrem e por isso são vagabundos. Deus se revela à classe camponesa (Moisés) livre da influência do Estado, pois ainda vive no Modo de Produção Tribal. Deus envia Moisés para a luta e o enfrentamento com o Estado para libertar a classe camponesa escravizada para reconstruir o Modo de Produção Tribal. Quem é Moisés? Moisés é filho de camponeses escravos no Egito, é um exilado político e fugitivo porque enfrentou o poder opressivo do Estado, matando um capataz a serviço do Estado opressivo, é um assassino, um peão, pastor, sem terra, marginalizado por causa de sua luta contra o Estado escravista, um estrangeiro no Sinai. Deus se revela a Moisés, que tem estas características, e não ao Faraó, que é o representante do Estado. Deus se revela a Moisés porque ele pertence à classe que produz e é explorada em sua produção pela classe do Estado. Apesar de que ali no Sinai o Estado egípcio não tinha muita influência, mesmo sendo território ocupado pelo Egito.

Javé faz uma opção de classe na luta de classes que ocorre no Egito. Javé opta pela classe camponesa e contra a classe do Estado; estas eram as classes básicas no Modo de Produção Tributário. Javé não é neutro na luta de classes. Mais que isso, ele interfere na luta de classes a favor da classe camponesa (Dt 6.20-23). Não apenas interfere, mas ordena, mas organiza (Êx 3.16: Vai, ajunta os anciãos de Israel) e comanda o processo de libertação da classe camponesa escrava hebréia. Javé interfere na política econômica e trabalhista do Estado egípcio a favor dos camponeses sem terra escrava e age contra os interesses do Estado. Javé é subversivo, pois é o Deus da classe camponesa oprimida. Javé não é Deus de todos, mas é o Deus da classe camponesa. O Faraó não conhecia Javé, Moisés teve que falar de Javé para o Faraó. Por que? Porque Javé é um Deus da classe oprimida, subalterna, da classe que é explorada no processo de produção, a classe camponesa. Por isso Javé se revela à Moises durante o processo produtivo, enquanto ele cuidava do rebanho de seu sogro. É durante o processo produtivo que a classe que trabalha é explorada e produz o mais valor: o lucro, pelo tempo de trabalho realizado a mais, que necessita para sua subsistência, e não pago. Javé tem uma postura subversiva em relação ao poder constituído. Javé descontrói o aparato do Estado libertando os escravos apontando para uma nova possibilidade de se organizar numa sociedade sem Estado e sem classes sociais nas montanhas da Palestina. Nas montanhas da Palestina Javé comanda a tomada do poder político (destruição das cidades-estado) para depois mudar o Modo de Produção Tributário para Tribal (Js 6-8).
Onde é que fica o Deus de todos? Este Deus não existe. O Deus de todos foi fabricado pela classe economicamente dominante que controla o aparato do Estado para poder, também pela religião, oprimir o povo. Javé é Deus do Faraó? Não, o Faraó nem o conhecia. Javé é o Deus da classe camponesa por isso no capítulo 3.15 do Êxodo ele se apresenta como o Deus dos antepassados de Moisés, que eram todos da classe camponesa: Abraão, Isaque e Jacó. Ele não se apresenta a Moisés como o Deus dos antepassados do Faraó. Javé se apresenta como “o Deus dos hebreus” em Êx 3.18; e hebreu não é um povo, uma etnia, mas uma classe social despossuída. Javé é o Deus de uma classe social: a classe camponesa, não é o Deus de todos. Hoje o povo diz: Deus é o mesmo. Não, o deus do Faraó não é o mesmo Deus de Moisés, Miriam e Arão. O deus do Bush e da Angela Merkel não é o mesmo Deus do João Pedro Stédile. Javé não é o Deus da classe que controla o aparato do Estado. Esta classe tem outros deuses e nem quer saber do projeto de Javé e muito menos de Javé. Pois o Projeto de Javé difere em tudo do projeto dos deuses do Estado. O Projeto de Javé começa com a classe camponesa livre e dona dos meios de produção: a terra. No Projeto de Javé não existe Estado, nem Templo, nem classes sociais, ali reina a igualdade e o poder está sob o controle da classe camponesa que decide seus destinos na Assembléia Popular em frente da Tenda da Congregação (Nm 27.1-11), que é local de culto e local de decisões políticas e econômicas. O Projeto de Javé não separa a fé da vida político-econômica. O Projeto de Javé prevê o Poder Popular e a extinção do Estado e do templo, que é um aparelho do Estado para legitimar o tributo, que é a forma do Modo de Produção Tributário explorar a classe camponesa.

Este Javé radicaliza a sua ação no NT tornando-se pessoa na classe camponesa, numa família camponesa oprimida pelo Estado Romano durante o processo de opressão: quando participava de um recenseamento que tinha como objetivo saber quanto imposto se poderia cobrar a partir de se saber quantas pessoas existem no Império. Aqui Javé não somente está com a classe camponesa, mas ele agora em Jesus de Nazaré faz parte da classe camponesa. Javé se incorpora fisicamente na classe camponesa tornando-se o camponês sem terra e sem teto Jesus de Nazaré numa região da periferia, desprezada e marginalizada pela elite do centro do poder religioso do Templo de Jerusalém. Javé radicaliza sua opção de classe, tornando-se da classe camponesa para construir o Projeto de Deus que Jesus chama de Reino de Deus. Uma proposta em oposição ao reino do mundo, o reino romano. Javé continua subversivo.

Javé finca um marco de resistência no Natal, se fazendo pessoa num camponês, contra a opressão e durante o processo opressivo de se fazer a contagem da população, que definiria a quantia de dinheiro a ser arrecadada em impostos para fortalecer o Estado à serviço da classe escravista romana para poder melhor oprimir a classe camponesa das regiões ocupadas militarmente por Roma.
O relato do Natal não é uma estorinha para distrair criançinhas desavisadas e ingênuas, mas é o relato do início da resistência contra o projeto do mundo para começar a construir o Projeto do Reino de Deus (Lc 4.43). A subversão de Javé começa no acontecimento do Natal. Por isso o relato do Natal segundo Lucas 2.1-5 começa assim:

“Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida”.

Este relato é uma análise da conjuntura do Império Romano que diz quem é quem no processo de opressão e como acontece a opressão exercida pelo Estado. A opressão acontece pela legislação tributária, que era a forma de espoliação dos povos ocupados por Roma. Nesta análise de conjuntura Lucas coloca frente a frente as duas classes em luta: o Estado e a classe camponesa. O Estado era controlado pela classe escravista latifundiária romana que usava do exército para conseguir escravos, saquear outras nações e dos que ficavam na terra cobrar impostos que mantinha o Estado, que por sua vez mantinha a opressão de classe. José e Maria são os representantes da classe camponesa palestina oprimida pelo pagamento dos impostos. O relato do Natal denuncia que Israel não é independente, mas é território ocupado militarmente pelo exército romano. O relato do Natal denuncia que o povo de Israel é um povo submetido pelos interesses do imperialismo romano e tem que se sujeitar às normas e leis imperialistas romanas. O relato do Natal denuncia a falta de liberdade e vida plena que há na Palestina. O texto começa como começam os livros proféticos, com uma análise de conjuntura da realidade de opressão.
"A história do Natal é pura subversão!
Por isso o capitalismo mudou os personagens do Natal.
Mudou o Jesus camponês sem terra
para o Papai Noel que veste as cores da Coca Cola,
pois antigamente ele vestia-se de verde ou azul.
E mudou a mensagem do Reino de Deus
para o consumo de mercadorias
a serem dadas como presente para viabilizar
o capitalismo, que se mantém pela
produção de mercadorias."

Comparemos com o livro do profeta Amós 1.1: “Palavras que, em visão, vieram a Amós, que era entre os pastores de Tecoa, a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto”. Citando os reis o povo se lembrava do tempo de cada um. É como hoje falar do tempo do Collor e do FHC e todos já se lembram da opressão exercida pelos seus governos.

Javé entra pelo camponês sem terra e sem teto Jesus de Nazaré na luta de classes para acabar com a luta de classes construindo uma nova sociedade sem classes sociais. Isto é subversão pura e simples, passível de cruz. Imagine uma sociedade sem classes sociais e sem opressão política, econômica, cultural, ideológica e religiosa! Isto não é possível, diz a classe dominante; isto é uma utopia!

Ainda hoje a Ditadura do Pensamento Único para legitimar a Ditadura do Capital continua dizendo que não existe outra forma de organizar a sociedade além do capitalismo. Aí vem o tal de Jesus de Nazaré, o Deus encarnado num camponês sem terra, e diz que é possível construir uma nova sociedade e que existe outra possibilidade de se organizar a vida e a sociedade que é o reino de Deus. Isto é subversão! A história do Natal é pura subversão! Por isso o capitalismo mudou os personagens do Natal. Mudou o Jesus camponês sem terra para o Papai Noel que veste as cores da Coca Cola, pois antigamente ele vestia-se de verde ou azul. E mudou a mensagem do Reino de Deus para o consumo de mercadorias a serem dadas como presente para viabilizar o capitalismo, que se mantém pela produção de mercadorias. E é no processo de produção da mercadoria que se dá o processo de exploração da classe trabalhadora gerando o mais valor, o lucro, pelo tempo de trabalho feito, mas não pago. Com a produção de mercadorias pela classe trabalhadora a partir de matérias primas da natureza o capitalismo se reproduz. O Natal veio para dar um fim nisso com a proposta de uma nova forma de se organizar a vida e a convivência entre as pessoas: o Reino de Deus.

No relato do Natal Javé se torna classe camponesa para entrar na luta de classes no processo de construção de uma nova sociedade não opressora, não classista e sem estado que Jesus chama de Reino de Deus. Para isso Jesus começa usando termos do próprio império: evangelho e reino, para poder se expressar melhor em suas intenções subversivas. De onde Jesus tirou a palavra: Evangelho? Jesus tirou a palavra Evangelho do mundo político romano. Ali era usado para anunciar a vitória em uma guerra contra outro povo. Para este povo evangelho significava derrota, massacre e escravidão. Jesus deu outro sentido à esta palavra, agora Evangelho está ligado ao Reino de Deus, que é a proposta de uma nova sociedade não classista. Jesus fala do Evangelho do Reino de Deus (Lc 8.1; 16.16) em oposição ao evangelho do reino romano. No mundo romano a “Boa Nova” era na verdade o anúncio da dominação. Jesus transformou esta palavra em anúncio de libertação, vida plena e eterna. Jesus fala em Evangelho do Reino de Deus, em contraposição ao evangelho do mundo romano que significava morte e escravidão para os povos vencidos.

“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” diz em Mc 1.1. Marcos está dizendo que em oposição ao evangelho de Roma inicia aqui o Evangelho de Jesus Cristo, o verdadeiro Filho de Deus, o Kyrios. Com isto diz que o imperador, que se dizia o kyrios, não é filho de deus e nem deus. Compare agora lendo o que diz este Evangelho de Jesus Cristo (o Kyrios) em oposição ao evangelho romano que anunciava a matança, o massacre e a dominação dos povos. O evangelho de Roma legitima a sociedade dividida em classes sociais antagônicas em permanente luta – senhores versus escravos. O Evangelho de Jesus Cristo quer acabar com esta sociedade de classes, de ontem e de hoje, e construir o Reino de Deus, onde não há classes sociais, nem legitimação da desigualdade e do Estado, pela religião, como ópio do povo.

O Estado Romano e o Templo de Jerusalém entenderam muito bem a mensagem subversiva embutida no Evangelho do Reino de Deus pregado pelo Deus tornado pessoa em Jesus de Nazaré: um camponês sem terra e sem teto palestino. O Reino de Deus é o Projeto para a classe camponesa oprimida: uma sociedade sem classes, sem estado, sem templo, igualitária e fraterna construída a partir do amor a Deus e ao próximo onde os meios de produção pertencem à coletividade (At 2 e 4); construída a partir daqueles que trabalham com suas próprias mãos, segundo Paulo em 1 Co 4.12 (os escravocratas não trabalhavam com suas mãos, e sim, usavam as mãos dos escravos para tal). O trabalho para os escravocratas era algo indigno. No Reino de Deus o trabalho é algo que dignifica a pessoa, pois em Gn 1 Javé trabalhou 6 dias e descansou no sétimo dia. O trabalho deve trazer o bem estar, a realização pessoal e o lazer e não ser instrumento de dominação, exploração e opressão. O relato do Natal está nos apontando para um horizonte onde não haverá mais exploração do trabalho e nem alienação do trabalhador de sua produção.

Por isso podemos dizer a partir da esperança subversiva do Natal:

Feliz Natal!

E um Próspero Ano Novo (não no sentido de acumular capital, mas no sentido de ter vida abundante, digna, livre e plena).
-----------------------------------------
* Pastor da IECLB
FONTE: http://oplanalto.blogspot.com/ 17/12/2011
Imagens da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário