domingo, 29 de janeiro de 2012

O tempo, este juiz!

Luno Volpato*

Io sono il tempo e tu non potrai fermarmi.
Non ci provare neanche, è solo tempo sprecato,
e a me non piace che mi si sprechi.
Ci hanno provato in tanti a rallentarmi,
alcuni volevano addirittura ingannarmi,
ma io ho riso loro in faccia.
Mi facevano davvero sbellicare...
E adesso tu mi dici che è tutta colpa mia,
che sono spietato, che sono il tuo peggior nemico.
 A queste tue accuse non posso che risponderti
con una risata più forte, perché
tu capisca che non sono io il tuo problema.
Non sono il problema di nessuno.
Io sono solo il tempo.
(Acréscimo do Blog:Eu sou o tempo)
No mundo tridimensional em que vivemos, o tempo é medida fundamental e serve de parâmetro para os atos e acontecimentos de nossa vida. Equivocadamente, o tempo não passa, nós é que passamos, e ao passar deixamos as marcas e o estilo que imprimimos a nossa trajetória. Quer queiramos ou não, ninguém escapa às garras do tempo.
O tempo simplesmente é. Não interfere, mas nos vigia de perto, acompanha nossos passos, espreita nossas iniciativas, aplaude nossas conquistas, reprova nossos equívocos e lamenta nossa inconsciência. Paciente, espera que descubramos os segredos e as entrelinhas da vida, nos vaivens das ondas, nas auroras e crepúsculos, nos fracassos e conquistas, na grandeza e mesquinhez de nossos atos. É nosso aliado e escancara um leque de possibilidades para nossa autorrealização.
Diz-se que o tempo, antigamente, passava mais lentamente. Ledo engano! Nós é que mudamos nossos hábitos, nossa agenda... A loucura dos tempos modernos não nos permite fazer tudo em 24 horas e culpamos o tempo. O tempo é parceiro dos que o valorizam.
Se o tempo é implacável, aproveitemo-lo de melhor maneira. Se você resolver fazer uma faculdade, faça-a. Daqui a cinco anos o tempo terá passado e você, adquirido novas credenciais para sua vida. Quando não, será uma pessoa mais bem informada, consciente do que está acontecendo a sua volta e pertencente ao significativo círculo de pessoas com nível superior. Caso contrário, os cinco anos passarão inevitavelmente e você exclamará: "Ah! Eu poderia ter feito!" Isto no campo material.
No plano existencial também há mil caminhos. A vida, via de regra, oferece chances em abundância. Busque um caminho, preencha seu espaço, invista em suas potencialidades e realização pessoal, teste seus limites, valorize seu esforço, priorize sua vontade. Dê chance à sua imaginação e capacidade de superação. Encontre-se consigo mesmo, sem dúvida, a grande descoberta da vida. Valorize seu impulso interior. A consciência não tergiversa, não se equivoca e não se deixa influenciar. É voz pura e sinal luminoso para anseios e promessas.
Ainda outro dia fiz essas considerações para uma aluna no final do Ensino Médio. Ela teimava em desistir de estudar e ponderei que valeria a pena continuar e priorizar seu destino, mas caberia a ela a decisão. E o tempo correu. Acabo de receber o convite de sua formatura. É uma nova profissional na área da psicologia. Exemplos não faltam. O tempo espera, o acaso espera, mas a decisão é exclusivamente sua. E intransferível!
Podemos recomeçar sempre, e isto é um quadro estimulante para aqueles que, numa quadra da vida, frustrarem as próprias expectativas. Mas nem sempre o recomeço se reveste dos mesmos pressupostos, ou seja, o fato de você recomeçar aos 20 anos, ou aos 50 anos, implica análises diversas, pois a rigor, os horizontes se ampliam para os primeiros e se reduzem para os últimos. No entanto, como o futuro é incerto poderá ser generoso para os de 50 e limitar-se para os de 20. Na dúvida, recomece! O tempo pode conspirar a seu favor e resgatar as chances perdidas.
Sendo o tempo inexorável, alie-se a ele, tenha-o como parceiro e desta combinação advirão grandes conquistas. Mas não permita que a indiferença faça pouso em sua alma e arrefeça seus ideais. Pense alto e mesmo em face de uma queda tenho os olhos voltados para horizontes coloridos e cortinas de luz. Viva como se cada momento fosse o último, mas imagine-se um imortal, porque é isto que você é, membro da imortalidade. Somente da matéria não restará pedra sobre pedra! Mas a chispa divina que está em tudo que foi criado, esta sobrevivência aos ventos e tempestades, às tribulações e vicissitudes.
Associe-se ao tempo, tome-o pelas mãos e construa uma identidade que o torne senhor de seu destino. Não perca a chance de escrever sua própria estória com páginas de exaltação à vida, privilégio raro para que possamos realizar, construir caminhos memoráveis e jornadas inesquecíveis.
-------------
*Escritor. Poeta. Membro da Academia Campinense de Letras e mestre em Língua Portuguesa.
Fonte: Correio Popular on line, 29/01/2012
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário