sábado, 25 de fevereiro de 2012

“Curar um mundo ferido”. Apelo à “reconciliação” com Deus e com a natureza

O documento termina com uma ampla
enumeração de recomendações e
possibilidades em nível institucional,
comunitário e pessoal para viver uma
Vida Religiosa coerente com a nova situação
de crise ecológica mundial.

A Companhia de Jesus publicou recentemente um Relatório especial sobre a ecologia com o título Curar um mundo ferido (http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ihu/037cadernosihu.pdf). É um trabalho dirigido aos membros da Companhia de Jesus que, no entanto, abre horizontes para toda a Vida Religiosa, e que foi apresentado nesta sexta-feira.
O núcleo central do documento é constituído pela reflexão sobre o contexto de crise ecológica mundial no qual se desenrola a nossa vida comunitária e apostólica, as contribuições que uma nova visão ecológica da vida pode oferecer à nossa espiritualidade, e, por fim, algumas recomendações e sugestões.
É particularmente importante a reflexão sobre a espiritualidade, aprofundando nas raízes teológicas da nossa vida cristã em relação com a terra como sonho de Deus e o sentido de uma vida que é sempre “relação”: com o Deus criador e com as demais criaturas, especialmente os homens e mulheres, sobretudo os mais empobrecidos sobre quem recai mais duramente o peso da crise ecológica(http://www.ihu.unisinos.br/noticias/506812-depois-do-contrato-social-um-contrato-com-o-ambiente-artigo-de-enzo-bianchi). Daí que uma necessária “reconciliação” com Deus e com a natureza esteja intimamente unida à justiça “restaurativa” que afeta diretamente o nosso modo de viver.
O documento termina com uma ampla enumeração de recomendações e possibilidades em nível institucional, comunitário e pessoal para viver a Vida Religiosa coerente com a nova situação de crise ecológica mundial que sofremos e diante da qual a Vida Religiosa não pode permanecer indiferente, unindo seus esforços às milhares de organizações e pessoas do mundo inteiro.
----------------------------------------------
A reportagem está publicada no sítio Religión Digital, 23-02-2012.
A tradução é do Cepat.
Fonte: IHU on line, 25/02/2012
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário