sexta-feira, 29 de junho de 2012

O sorriso amarelo de Chevalier

 Amir Labaki*
 AP / AP

É impossível ler "Paris - A Festa Continuou" (Companhia das Letras, 446 págs., R$ 54), a admirável reportagem em livro de Alan Riding sobre a vida cultural na França durante a ocupação nazista entre 1940 e 1944, sem se lembrar do documentário clássico de Marcel Ophüls "A Tristeza e a Piedade" (1969, lançado em DVD pela Videofilmes). Foi Ophüls, antes mesmo do historiador americano Robert O. Paxton ("Vichy France - Old Guard and New Order, 1940-1944", Knopf, 1972), que desbravou a picada elegantemente aprofundada agora pelo ex-correspondente do "The New York Times" no Brasil e na França.
Em pouco mais de quatro horas e meia, "A Tristeza e a Piedade" pôs como nenhuma obra fizera antes o dedo na principal ferida francesa do século XX. Concentrando-se num estudo de caso, o da cidade industrial de Clermont-Ferrand, no centro da França, Ophüls liquida o mito heroico da inquebrantável e pervasiva resistência civil francesa à ocupação pelas tropas de Hitler.
O livro de Riding fecha o foco sobre a cena cultural francesa nos quatro anos do regime colaboracionista de Vichy, liderado pelo marechal Philippe Pétain (1856-1951), herói da Primeira Guerra. Durante grande parte desse período, o país foi administrativa e militarmente cindido ao meio, entre a zona ocupada pelos alemães ao Norte e a zona não ocupada ao Centro-Sul. Paris, claro, ficou na primeira área. Clermont-Ferrand, vizinha a Vichy, na segunda.
Um departamento que passou à história como Propaganda Staffell cuidou do controle da produção cultural de toda a França. Foi dividida em seis seções: imprensa, rádio, cinema, cultura (artes plásticas e espetáculos), literatura e propaganda ativa. O objetivo central era banir qualquer manifestação crítica à ocupação, aos alemães e a Vichy, divulgar as mensagens totalitárias e antissemitas do novo regime e estimular atividades culturais leves e descompromissadas.
Os teatros foram logo reabertos com ênfase em musicais e textos clássicos, alcançando lotações constantes. O cinema foi retomado, tendo à frente os estúdios Continental, controlados pelos alemães e tendo como testa de ferro o produtor André Greven. Exposições e editoras também voltaram a funcionar. Tudo devidamente expurgado de qualquer participação de judeus.
O exílio foi o que restou para centenas de artistas, como o ator e diretor teatral Louis Jouvet, o líder surrealista André Breton e cineastas como René Clair, Jean Renoir e Max Ophüls (pai de Marcel). A maioria que não pôde partir ou decidiu ficar se dividia entre os que acreditavam na nova França de Pétain ("Terra, Família, Pátria"), os simpatizantes de Hitler, os neutros e os resistentes que seguiam a liderança, de Londres, do general De Gaulle.
Alain Riding é especialmente brilhante no exame de casos específicos, como o do escritor Robert Brasillach, autor de uma pioneira história de cinema e germanófilo declarado, e o do filósofo Jean-Paul Sartre, que teria inflado posteriormente uma participação na Resistência muito maior do que a real. Dois casos célebres teriam merecido maior atenção: o da figurinista Coco Chanel e o da atriz Arletty ("O Boulevard do Crime", 1945), ambas tornadas símbolo da chamada "colaboração horizontal" pelos envolvimentos amorosos com oficiais alemães durante a ocupação.
Entre os inúmeros pontos em comum entre "Paris - A Festa Continuou" e "A Tristeza e a Piedade" destaca-se a participação do ator e cantor Maurice Chevalier (1888-1972). Ophüls elegeu suas canções popularíssimas como trilha essencial de seu filme. Mais que isso: inclui na segunda parte do documentário um generoso trecho da mensagem filmada protagonizada por Chevalier logo após a derrota alemã, no qual desmente veementemente a versão de que teria se confraternizado com as tropas nazistas.
Como conta Riding, Chevalier permaneceu freneticamente ativo durante a ocupação, em peças e shows que regularmente apresentavam na plateia tropas alemãs, como muitos, entre os quais Edith Piaf, Charles Trenet e Tino Rossi.
Acusado como colaboracionista pela emissora resistente Rádio Londres, Chevalier "passou os meses finais da ocupação escondido tanto da Resistência quanto da Gestapo", escreve Riding. Preso por poucos dias com a liberação da França em meados de 1944, foi perdoado graças à intervenção do poeta comunista Louis Aragon, "comprometendo-se em troca a cantar em diversos espetáculos comunistas para a arrecadação de fundos".
É no filme de Ophüls que encontramos a imagem que melhor resume o livro de Riding: sentando num escritório, num inglês de forte sotaque, eis Maurice Chevalier suplicando compreensão. Seu sorriso amarelo diz tudo.
------------------------------
* Amir Labaki é diretor-fundador do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
E-mail - labaki@etudoverdade.com.br
Site do festival: www.etudoverdade.com.br
Fonte: Valor Econômico on line, 29/06/2012
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/cultura/2732600/o-sorriso-amarelo-de-chevalier#ixzz1z9ZkZ7X8

Nenhum comentário:

Postar um comentário