segunda-feira, 30 de julho de 2012

“Conversation piece”

L. F. Veríssimo*

Esses americanos... Lá existem o que eles chamam de “conversation pieces”, que vêm a ser qualquer coisa que sirva para começar uma conversa. Digamos que você vai receber na sua casa uma pessoa com a qual não tem nenhuma intimidade, afinidade e, principalmente, assunto. Para que a visita não transcorra em constrangedor silêncio, você coloca em cima da mesa de centro alguma coisa – um livro, uma escultura, uma cabeça mumificada – que despertará a curiosidade do visitante, que indagará a respeito e lhe permitirá dissertar sobre o seu significado e sua história. Com sorte, e com um “conversation piece” bem escolhido, a conversa sobre este tópico único pode durar a visita inteira e dispensar a busca de outros assuntos.

– Esse fuzil...

– Fabricação japonesa. Comprei quando eu estava pensando em me tornar um serial killer. Depois comecei com as aulas de sapateado e fui para outro caminho, mas o arsenal ficou. Tenho o porão cheio de armas, se você quiser vê-las depois...

– Sim, sim. Gostaria. Você parece ter tido uma vida muito interessante.

– Tive. Tudo começou quando mamãe me colocou na máquina de lavar roupas por engano, junto com minhas fraldas, e só me retirou no fim do ciclo.

Não deixa de ser admirável e lamentável ao mesmo tempo uma sociedade tão prática que prevê o embaraço social e inventa maneiras de evitá-lo e precisa de acessórios para começar uma conversa.
-------------------
* Escritor. Colunista da ZH
Fonte: ZH on line, 30/07/2012
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário