terça-feira, 21 de agosto de 2012

Para explicar a fé vou buscar a imagem de Delacroix...

Imagem
 Delacroix

Tolentino Mendonça*, numa sessão dedicada ao tema “Por vezes luto com Deus, por vezes danço”.

«Muitas vezes, para explicar o que é a Fé, vou buscar a imagem de Delacroix sobre o encontro noturno de Jacob e o Anjo. Volto a ela repetidamente porque, na espécie de teologia visual que ali se constrói, encontro o realismo, a lucidez e a consolação que a maior parte dos discursos teóricos não nos dá. No fundo, o que é que nos diz?», pergunta Tolentino Mendonça no texto de apresentação.
«Diz-nos que a Fé é uma experiência inseparável da história de cada um. No jogo da Fé expomos o nosso corpo como Deus expõe o Seu; tocamos e somos tocados, num encontro sem armaduras nem artifícios. A presença é sempre reclamada por inteiro. E as presenças que mutuamente se entregam (a de Deus e a nossa) inauguram um presente», sublinha o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
«Depois, diz-nos que a Fé, mesmo quando se desenha com percurso ao sol, não deixa de ter uma condição noturna. A Fé integra necessariamente um estado de pergunta, de incerteza, de maturação e de caminho. Não se trata de uma marcha por evidências, mas de uma sucessão de começos ancorados na confiança.»
«E por fim, mostra-nos que a tensão da Fé se resolve numa promessa, num abraço, numa dança. E não apenas como realidade projetada num além, mas já no aqui e agora saboreada», conclui.
----------------
* Presbítero. Poeta. Escritor português.
Fonte:  http://www.snpcultura.org 21/08/2012

Um comentário:

  1. “Por vezes luto com Deus, por vezes danço” Que verdade essas palavras carregam! Estou incrivelmente chocada por nunca ter atentado para isso. Exatamente, isso! Lutar e dançar... Ora a vontade de Deus, ora é a nossa, ora o mérito é de Deus, ora é só nosso...só Ele mesmo para nos compreender, hehehehe!

    ResponderExcluir