terça-feira, 7 de agosto de 2012

Recortes...


 
 "Quando começa um relacionamento, não se pergunta até quando ele vai"

"Compartilhar a beleza da vida para compartilhar a felicidade" foi o título da palestra do Dr. Saverio Sgroi aos jovens do Life Happening. Sgroi é presidente da Associação Cogito et Volo, que oferece diretrizes de reflexão para que os jovens se libertem dos clichês e passem a pensar por si mesmos. Desta vez, o estereótipo analisado foi a crença de que “o amor vem e vai” sem que se possa controlá-lo.
De acordo com Sgroi, os jovens temem que o amor implique uma negação da liberdade, o que não procede quando se entende que só na escolha do amor é que se realiza a verdadeira liberdade. Encontrar o outro é crucial, como também é crucial a relação afetiva.
Muitas vezes, temos medo do amor e, acima de tudo, daquele “para sempre” que o amor envolve. O “para sempre” parece negar a liberdade individual, especialmente por causa da fidelidade, muitas vezes reduzida a algo inviável, negativo e entediante.
"Quando começa um relacionamento, não se pergunta até quando ele vai". A duração não deve ser uma preocupação: quando se vive uma história de amor, deve-se investir nela tudo de si mesmo. Com a história de amor, fica explícito o desejo humano do “para sempre”. O amor definitivamente não é fácil: é uma escolha diária e, por isso, é diferente da paixão. Apaixonar-se é uma onda, que não pode ser controlada, que nos assalta e nos domina. Diferente é o amor, que envolve a auto-realização na pessoa do outro. Por isto, amor e liberdade são intimamente conectados e, juntos, pavimentam o caminho para a felicidade, enfatizando a beleza da vida.
-----------------
FONTE: (ZENIT.org)  Fragmento de Palestra nas jornadas de formação para jovens no evento Life Happening, do Seminário Quarenghi, organizado pelo Movimento italiano pela Vida,  última quinta-feira, dia 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário