quinta-feira, 18 de outubro de 2012

5 escritores da atualidade que você e todo mundo tem a obrigação de conhecer.

Literatura Vive 

José Eduardo Agualusa
agualusa.jpg

Estamos habituados a ler os grandes clássicos da literatura desde pequenos. Quando criança, por ser filha de pedagoga, comecei a ler aos 5 anos os livros de Monteiro Lobato e Ziraldo, os três mosqueteiros, as aventuras de Júlio Verne, o Gato de Botas e mais uma infinidade de histórias e autores.
Quando crescemos, vamos para o colegial e voltamos a estudar para o vestibular com os dinossauros mais uma vez: Jorge Amado, Machado de Assis, Graciliano Ramos, etc. Não que esses não sejam maravilhosos, longe de mim, mas em determinado momento percebi que até – mais ou menos – a década de 60, eu conhecia um pouquinho da literatura que foi produzida, mas depois dos anos 2000 eu não conhecia nada. Parece um absurdo não é mesmo? Pois bem, comecei a ir atrás do que acontecia de contemporâneo e encontrei coisas maravilhosas! Escritores premiados, com livros considerados clássicos (me perdoem pelo anacronismo) e literatura da melhor qualidade. Aqui selecionei 5 escritores com produção atual e dignos de muita atenção.

José Eduardo Agualusa

Comecemos por Agualusa, um angolano nascido em 1960 que tem publicações desde 1989. Entre elas "A Conjura", "O Vendedor de Passados" e a mais famosa por aqui: "Nação Crioula"
Nação Crioula conta a história de um amor secreto: a misteriosa ligação entre o aventureiro português Carlos Fradique Mendes – cuja correspondência Eça de Queiroz recolheu – e Ana Olímpia Vaz de Caminha, que, tendo nascido escrava, foi uma das pessoas mais ricas e poderosas de Angola. Nos finais do século XIX, em Luanda, Lisboa, Paris e Rio de Janeiro, misturam-se personalidades históricas do movimento abolicionista, escravos e escra-vocratas, lutadores de capoeira, pistoleiros a soldo, demiurgos, numa luta mortal por um mundo novo.

Retirado do site do escritor
alejandro_zambra.jpg
Alejandro Zambra
Alejandro Zambra tem 37 anos, é chileno, quieto e direto. Poeta e autor do romance bem criticado "Bonsai", Alejandro foi selecionado como um dos melhores escritores latino-americanos. Seu livro "Bonsai" é curto, tem menos de 100 páginas, e se engana quem pensa que isso torna a leitura fácil, pelo contrário, a história é muito densa! A graça do livro é que a história passa a ser uma tragicomédia porque o autor conta os problemas dos personagens com uma pitada de humor negro e acredite: no primeiro parágrafo da história ele já revela o final porque, segundo ele, "o resto é literatura".

02.-valter-hugo-mãe-por-pedro-guimarães-480x600.jpg
valter hugo mãe

De origem angolana, o escritor português valter hugo mãe (que prefere a grafia assim, minúscula) tem 41 anos e já publicou 5 romances, fora uma obra poética e livros infanto-juvenis. Entre seus romances, há "o remorso de baltazar serapião", vencedor do prêmio José Saramago e meu livro favorito do autor. Segue um trecho que eu considero mais do que lindo:
"a bela rapariga a esconder os olhos, e como dedicaria dias a enchê-los da minha imagem, para que viesse a sua condição de mulher apenas da minha condição de homem"

311206_4733883590899_174623567_n.jpg
Juan Pablo Villalobos
Juan Pablo Villalobos é mexicano e tem 39 anos. Conheci ele por aqui, inclusive (é, pelo Obvious). Publiquei uma vez um artigo sobre o João do Rio e foi parar nos olhos desse escritor que logo depois veio falar comigo a respeito. Fiquei lisonjeada, mas enfim, indo ao que interessa, ele é autor do já consagrado romance "Festa no Covil", livro que retrata o mundo do tráfico pelos olhos sonhadores de uma criança. Ele também tem um blog no site da Companhia das Letras que é incrível. Atualmente ele mora no Brasil e seu próximo livro logo deve chegar por aqui. 

553691_356451054435423_1827521488_n.jpg
Fabricio Carpinejar
Quem não conhece o Carpinejar? O brasileiro de 40 anos que consegue animar qualquer mulher? (risos)
Carpinejar atualmente é único por aqui graças a sua literatura que diverte e ao mesmo tempo leva à reflexão. O último lançamento dele é o "Ai meu Deus, Ai meu Jesus - Crônicas de Amor e Sexo". É através de experiências pessoais que em cada história o escritor dá uma liçãozinha de moral (na verdade é mais emocional) a favor do bom relacionamento entre os casais com alguns toques que deveriam ser óbvios. Fora isso, eu recomendo muito os poemas do rapaz. Para quem gosta de ler e suspirar, fica aqui a dica.
Estes 5 escritores também possuem uma coisa em comum: são nossos irmãos de língua! Angolano, chileno, brasileiro, português e mexicano. Todos com escritos diversos, mas com muitas histórias em comum para a nossa sorte. Procure e leia! 
------------------------
Fonte:  http://lounge.obviousmag.org/cafe_amargo/2012/10/literatura-vive.html

5 comentários:

  1. peço que vc indique nomes e autores de livros que vc ache é legal de se ler e que nos prenda! agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, amiga!, A maioria desses escritores modernos nao vale a ponta de um corno! E tanto faz que um escritor esteja vivo ou morto, seja do passado ou do proximo milenio, eh a obra que importa, e as verdadeiramente boas dispensam o Tempo!
      A proposito, a nossa escrita, ou seja, a ferramenta de trabalho dos modernos escritores (No passado souberam-na criar, recriar, e adaptah-la aos tempos) estah desatualizada, e de cada vez q compramos um teclado temos de ver se escreve portugueys!
      https://joagues.blogspot.pt/2014/02/a-minha-patria-eh-minha-mudancya.html

      Excluir
  2. Difícil citar autores que nos prendam. Leitura "que prendem" é algo muito pessoal. Creio q vc descobre com o andar dos anos o que mais gosta de ler. Leia, leia sempre tudo o que puder... Gostaria de ter duas vidas, uma só para ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a literatura eh como a muhsica, uma arte!, basta por vezes ver o muhsico botar os dedos no instrumento para se perceber da sua qualidade! Nao eh so a ler q se ganha competeyncia para se avaliar uma leitura. As radios, as televisoes estao cheias de criticos de muhsica q nao fazem a minima ideia do que esta seja. Na literatura acontece o mesmo. A maioria dos livros nao vale o tempo de serem lidos. Eh moda sugerir ler muito, mas reflita e pense por si ou nao valerah a pena ler (deixe os comentahrios abertos, livres, sem aprovacyao, vivemos em liberdade!

      Excluir
  3. Faltou um muito bom.
    washington luis lanfredi dias dos santos
    No google tem varios livros dele.

    ResponderExcluir