quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Páginas de amor e ódio

Leonard Cohen se apresenta em Madri durante a turnê do disco "Old Ideas", no começo de outubro





Leonard Cohen se apresenta em Madri durante a turnê do disco 'Old Ideas', no começo de outubro

Jornalista britânica escreve biografia monumental do cantor e poeta Leonard Cohen, que ressurgiu em 2005 após aposentadoria e vive hoje o auge de sua carreira, coroada com turnê bem-sucedida e disco




É uma das grandes histórias de ressurreição da música pop: em 2005, Leonard Cohen, então com 71 anos, estava aposentado da música e vivendo num mosteiro budista na Califórnia, onde planejava ficar até o fim da vida.

Foi quando descobriu que sua agente lhe havia passado a perna e roubado todas as suas economias. Cohen precisou voltar à estrada. 

Sete anos depois, o poeta, cantor e compositor canadense vive o auge da fama: está no meio de sua turnê mais bem-sucedida, tocando para os maiores públicos de sua carreira. Nesse período, lançou um CD/DVD ao vivo, um disco de músicas inéditas ("Old Ideas") e planeja outro disco para 2013. 

Para coroar essa volta de Cohen, a jornalista britânica Sylvie Simmons acaba de lançar "I'm Your Man - The Life of Leonard Cohen", monumental biografia sobre um dos personagens mais fascinantes da música pop. Não há previsão de lançamento do livro no Brasil. 

Simmons, colaboradora da revista inglesa "Mojo", é uma autora obcecada pelos "malditos" da música, tendo escrito livros sobre Johnny Cash, Neil Young, Tom Waits e Serge Gainsbourg (deste último, "Um Punhado de Gitanes", lançado no Brasil pela editora Barracuda). 

Em 1972, ainda adolescente, Simmons viu seu primeiro show de Cohen. "Eu era muito jovem e não consegui entender completamente o que estava ouvindo, mas já sentia que ali havia algo de especial", disse a autora à Folha, por telefone, de sua casa na Califórnia.
Para contar a história de Leonard Cohen, ela entrevistou 110 pessoas. O próprio Cohen colaborou, embora de forma discreta. 

"Não é uma biografia autorizada", disse Simmons. "Leonard não sugeriu nada e não pediu que nada fosse omitido. Ele me concedeu duas entrevistas, já no fim de minha pesquisa. E usei também material de uma entrevista de três dias que eu havia feito com ele para a 'Mojo.'" 

Simmons diz, no entanto, que entrevistar Leonard Cohen, por vezes, até atrapalhou a pesquisa. 

"Leonard é um homem privado e um tanto misterioso, um mestre em dizer só aquilo que quer e esconder o resto. É preciso lembrar que ele tem 78 anos e não tem uma memória infalível. Várias vezes, ele me contou algo e eu o corrigi. Ele só dizia: 'Sylvie, você sabe mais sobre mim do que eu mesmo'." 
 
JORNADA
 
A autora falou com amigos de infância, colegas de escola, colaboradores, fãs e várias das amantes de Cohen para traçar um perfil do artista que sonhava em ser escritor e que caiu na música tardiamente. 

A perda do pai aos nove anos de idade, a rebeldia juvenil, o gosto pela literatura e pelo estilo de vida "beatnik", seu autoexílio na ilha grega de Hydra, a visita a Cuba logo após a revolução, a vida no antro "junkie" que era o Chelsea Hotel, as inúmeras conquistas amorosas que lhe valeram a fama de galanteador, tudo está relatado em detalhes. 

"Claro que o aspecto sedutor de Leonard é uma parte importante de sua vida, mas eu não quis fazer um livro que apenas listasse suas conquistas amorosas. Estava mais interessada em saber o que as mulheres de sua vida tinham a dizer dele. E elas foram muito elogiosas", diz Simmons. 

O livro narra o romance com Joni Mitchell, cantora que, segundo a autora, foi muito influenciada pelo estilo de composição de Cohen. 

Outra revelação do livro é o interesse de Cohen pela cientologia, um capítulo até então pouco falado na longa busca do artista pela paz interior. 

Afinal, ele nasceu judeu, tornou-se obcecado pelo imaginário católico e escreveu diversas músicas sobre ele, pesquisou hinduísmo e virou monge budista. 

"Leonard sempre foi um explorador", diz Simmons. "Ele sempre buscou conhecer coisas novas, novos caminhos, e sua música reflete essa busca incessante. Acho que isso explica, pelo menos em parte, o fervor que as pessoas sentem por sua obra." 

I'M YOUR MAN - THE LIFE OF LEONARD COHEN
AUTORA
Sylvie Simmons
EDITORA
Ecco
QUANTO
US$ 16,50 (cerca de R$ 34, no site amazon.com
---------------
Fonte: Folha on line, 31/10/2012
Reportagem por   ANDRÉ BARCINSKI CRÍTICO DA FOLHA
Crédito de J.J. Guillén - 5.out.12/Efe




























Nenhum comentário:

Postar um comentário