sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Lendo para a vida

 Bruna Coden*


A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano. É por meio dessa que podemos enriquecer o nosso vocabulário, obter conhecimento e dinamizar o nosso raciocínio. Ademais, a aquisição de ideias apresenta um grande efeito colateral: a reflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar e, por meio disso, viver uma vida livre de alienação.
Não há dúvidas de que quem mais lê, melhor escreve. Os maiores erros, sejam na escola ou na vida, acontecem pelo fato de as pessoas não saberem interpretar as informações que recebem. No mundo em que vivemos, progressivamente precisamos de profissionais mais capacitados, que tenham conhecimentos gerais, além de específicos. Despertar no aluno esse prazer de ler, de descobrir e de crescer, humana e intelectualmente, deve ser o objetivo central de toda instituição de ensino e dos professores.
Uma educação que se queira libertadora e transformadora, portanto, passa necessariamente pelo caminho da leitura. Na organização de uma sociedade mais justa e mais democrática, que visa a ampliar as oportunidades de acesso ao saber, não se pode desconhecer a importante – indispensável – participação da leitura em tudo aquilo que importa.
-----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário