sábado, 20 de abril de 2013

Aviões-robô: a polêmica máquina de matar americana

 article image

 A campanha de aviões não tripulados dos EUA se tornou símbolo de um tipo de guerra nas sombras (Reprodução/Internet)

Os assassinatos teleguiados de alvos têm gozado de raro apoio bipartidário nos Estados Unidos. Mas o debate sobre como o país elimina seus inimigos está ficando mais acalorado

Os aviões-robô se tornaram a arma de escolha nos Estados Unidos. Para a surpresa de alguns, o programa, que começou na administração de George W. Bush, foi sensivelmente expandido por Barack Obama.

A campanha de aviões não tripulados dos EUA se tornou símbolo de um novo tipo de guerra nas sombras, lutada com um bisturi, ao invés de com um martelo. É a história desse tipo de guerra, declarada em territórios distantes por espiões, forças especiais e máquinas de matar robotizadas, que o repórter do New York Times e ganhador de um Pulitzer, Mark Mazzetti, conta com astúcia e com uma variedade de detalhes novos no livro ?The way of the knife? (O caminho da faca, não lançado no Brasil).

 No ultimo mês de 2001, após o ataque às Torres Gêmeas, a Casa Branca designou a CIA para uma caçada humana global. Enquanto um Pentágono sobrecarregado se empenhava em levar ?choque e terror? ao Iraque, o centro de combate ao terrorismo da agência se tornou o polo de uma campanha para matar ou capturar qualquer um que tivesse ligações com a al-Qaeda. Foi preciso esperar que Obama se tornasse presidente e assinasse ordens executivas banindo a técnica de interrogatório intensificado, bem como a ordem de fechar os campos de detenção da CIA em países estrangeiros, que a agência mudou de rumo. Entretanto, é um paradoxo para os liberais que o grande aumento no
número de ataques teleguiados nos acampamentos da al-Qaeda (com o seu inevitável número de baixas civis), presidido por Obama tenha sido uma consequência direta da sua tentativa de drenar o pântano moral e legal deixado pela administração anterior. 

A campanha de aviões-robôs ainda recebe um apoio bipartidário não característico nos EUA e atribui-se a ela os severos danos causados à al-Qaeda. Mas as preocupações a seu respeito estão crescendo, e não só entre os grupos que lutam pelas liberdades civis. Obama quer levar maior transparência e retidão legal à maneira como os EUA eliminam seus inimigos.

A última palavra no livro quase fica com Richard Blee, um dos arquitetos da campanha teleguiada. Hoje aposentado da CIA, ele diz: ?Nos primeiros momentos, pelas nossas consciências, queríamos saber quem estávamos matando antes que qualquer um puxasse o gatilho. Hoje, estamos executando essas pessoas de maneira generalizada… se vamos emitir sentenças de morte, deve haver transparência e discussão pública sobre o assunto?. A nova maneira norte-americana de fazer guerra está aí, mas o debate sobre ela está apenas começando. Em seu livro, Mazzetti deu uma contribuição de grande valor para ele.
---------------
http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/avioes-robo-a-polemica-maquina-de-matar-americana/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário