terça-feira, 23 de abril de 2013

Francisco, o peregrino do novo

Candido Mendes*
Em sua fala preliminar ao conclave, Bergoglio encarnou, sem volta, a aspiração a uma igreja profética, ao condenar o "narcisimo teológico"
Somam-se, no pontificado de Francisco, os sinais de uma radical alteração do regime do pontificado, tanto no desbarato da Cúria quanto na emergência de uma visão global dos novos rumos a serem trilhados pela igreja. 

Deles, sem dúvida, o de maior alcance é a criação do colegiado de cardeais, de todas as regiões do globo, para pensar a renovação de um catolicismo, de fato, aberto aos "sinais dos tempos", na esteira, cada vez mais nítida, da mensagem do Vaticano 2º. 

O papa insistiu, ao mesmo tempo, em como quer sobrelevar o mandato do bispo de Roma em relação ao do pontificado clássico. E, nessa mesma linha, e de logo, retornar aos colegiados dos primeiros séculos e, sobretudo, romper com a tendência centralizadora da associação entre o papa e seu secretário de Estado, no duo do poder no Vaticano. 

Paulo 6º, inclusive, reforçaria este "status quo", no caminho dos últimos pontificados e, em especial, no binômio Ratzinger-Bertone, que atendia à vocação espiritual do pontífice, aspirante, até, a uma quase vida monástica, talvez determinante na sua renúncia. 

A determinação do papa Francisco comprometia-se com um novo anúncio, através dos três minutos da sua fala preliminar ao conclave. 

Encarnou, sem volta, a aspiração a uma igreja profética, ao condenar o "narcisismo teológico", no luxo dos bem pensantes, voltado para uma "espiritualidade mundana", e uma autossuficiência no conforto da fé, na rejeição do verdadeiro espírito missionário. 

A evidência da escolha se consagrou na rapidez do conclave. Os "sinais dos tempos", traduzidos no impacto das primeiras aparições de Bergoglio, somaram à mudança do tom a quebra das expectativas clássicas do "povo de Deus". 

A gigantesca missa da Páscoa, na praça São Pedro, reunindo mais de 250 mil pessoas, ouviu o papa pedir momentos de silêncio à massa, a reclamar uma reflexão interior, e a quebra imediata das ditas "consciências satisfeitas" da mornidão católica. 

Na marca do novo anúncio, repercutiu a leitura da missa em línguas sucessivas, a que não faltaram os idiomas eslavos e, sobretudo, a percutente fala em chinês. 

No sorriso de Bergoglio, irrompia o recado dessa "firmeza com ternura", que recomendou à própria Cristina Kirchner. E a mensagem decisiva contra o perigo das asceses egoístas, ou das pompas litúrgicas, a levar a uma igreja exilada, pelo espetáculo e pela autorreferência, do anúncio missionário da boa-nova. 
----------------------------------
*CANDIDO MENDES, 84, é membro do Conselho das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, membro da Academia Brasileira de Letras e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz 
Fonte: Folha on line, 23/04/2013
Imagem da Ingernet

Nenhum comentário:

Postar um comentário