segunda-feira, 20 de maio de 2013

A derrota cotidiana do trágico

Roger Cohen*
 

Londres

Meses após o fim da guerra na Bósnia, à qual dediquei alguns anos da minha vida, eu estava em Sarajevo e observei soldados franceses e americanos que tiravam fotos dos edifícios destruídos no centro da cidade -me perguntei: eles escutam o murmúrio dos fantasmas que habitam as ruínas?

Surgiu em mim um ressentimento velado em relação a esses jovens bem-intencionados, que chegaram tarde demais para evitar a matança de 100 mil europeus em uma "Europa unida e livre", que não tinham testemunhado a chacina e que talvez não soubessem da indignação provocada pelo cerco e pelo bombardeio de Sarajevo por forças nacionalistas sérvias.

Lembrei-me dos versos da poetisa polonêsa Wislawa Szymborska 

Os que sabiam
O que foi tudo aquilo
Devem dar lugar àqueles
Que pouco sabem.
Ou ainda menos.
E finalmente nada menos que nada.
 
Enquanto eu estava ali, em 1996, a chuva começou a cair. O cheiro de capim e madeira se levantou das montanhas. Respirei fundo e fiquei vendo o rio Miljacka borbulhar pelo vale. Vida! Mesmo nesse vale da morte nos Bálcãs, a seiva era irresistível em sua vitalidade avassaladora.

Lembrei-me daquele momento em uma noite no Royal Festival Hall, em Londres, enquanto escutava a sinfonia "Leningrado" de Shostakovich, composta enquanto os nazistas cercavam e bombardeavam a cidade. A música foi um tributo desafiador ao espírito humano durante um sítio de 872 dias, que matou 1,5 milhão de pessoas, a maioria de fome.

Logo depois que o cerco começou, mas antes que ele perdesse o ânimo, Shostakovich falou à cidade pela rádio Leningrado. Sua mensagem foi de que a vida continua, haja o que houver. Ele podia compor no intervalo das bombas e nos abrigos antiaéreos. A população da cidade também deveria resistir aos agressores bárbaros por meio dos atos cotidianos de sempre.

O compositor declarou:"Uma hora atrás, terminei a partitura de dois movimentos de uma grande composição sinfônica. Se eu conseguir terminá-la e puder concluir o terceiro e quarto movimentos, talvez eu possa chamá-la de minha Sétima Sinfonia. Por que estou lhes dizendo isto? Para que os ouvintes da rádio que me escutam agora saibam que a vida continua normalmente".

Esse foi exatamente o espírito dos moradores sitiados em Sarajevo, capturado em uma única palavra bósnia, "inat", que significa aproximadamente o gesto desafiador de ir para o trabalho e vestir boas roupas. Foi o espírito de um violoncelista, Vedran Smailovic, que, em traje de gala formal, abriu uma cadeira em uma rua de Sarajevo e tocou "Adágio de Albinoni" em homenagem aos mortos da cidade.
Em 9 de agosto de 1942, a sinfonia de Shostakovich, cuja partitura fora levada para além das linhas alemãs em março de 1942, foi executada pela orquestra da rádio Leningrado. Os alto-falantes transmitiram o concerto voltados para o inimigo no dia em que Hitler havia escolhido para comemorar a tomada da cidade. Mas Leningrado não caiu.

Em certo nível, a sinfonia de Shostakovich é uma celebração da ousadia humana que zomba do militarismo evocado pelo tema da "marcha" no primeiro movimento. Mas ela não é alegre. Existe uma ambiguidade. O stalinismo que derrotaria a invasão nazista não foi, é claro, nenhum tributo à liberdade humana. Ele traria -e já havia trazido- grande sofrimento.

É a dualidade da vida que é tão fascinante.

Não há como escapar dela.

Um grande mal inspira um grande heroísmo e das ruínas brotam novos inícios.

Meu ressentimento em relação àqueles soldados com suas câmeras em Sarajevo foi uma espécie de lamento diante da passagem de um momento heróico. No entanto, a busca dos soldados por lembranças do local era sinal de um retorno gradativo a uma bem-vinda normalidade.

Ultimamente, tenho me lembrado dessa dualidade, primeiro em minha vida profissional e depois na pessoal.

Um homem e uma mulher são apanhados em um último abraço nos detritos de uma fábrica de roupas em Bangladesh, cujo colapso tirou 1.127 vidas. A imagem, elementar em seu impacto humano, também revela como pode ser terrível a cadeia do capitalismo global. A exploração em que estão envolvidas as corporações ocidentais é inescrupulosa.

Dos mesmos destroços, uma mulher é retirada viva depois de 17 dias. Eu me vejo lembrando de mulheres vietnamitas em Ho Chi Minh City que tinham vindo do delta do Mekong para trabalhar em fábricas. Elas me contaram que o dinheiro que ganhavam representava uma oportunidade antes inimaginável. A globalização também é isso.

Enquanto eu remoía esses pensamentos, minha filha, que é médica e mora em Atlanta, apareceu no Skype. Ela estava especialmente bonita. Eu tinha passado algumas semanas difíceis por vários motivos. De repente, ela mostrou uma imagem de ultrassom. Não? Sim, ela está grávida do primeiro filho.

A alegria cresceu no lugar da dor, tão irrefreável quanto aquele rio borbulhante em Sarajevo. 
-------------------------
* The New York Times
Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/109711-a-derrota-cotidiana-do-tragico.shtml
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário