sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Uma resposta que indica a todos a via de saída dos fundamentalismos.

Umberto Veronesi*

Mesmo diante de nós tão complexos no debate entre laicos e religiosos, Bergoglio não se encastelou na rigidez fideísta*.

Como não crente e apaixonado pela história das religiões, a carta do papa me impressionou: eu não esperava um texto tão detalhado, acurado e que se oferece ao debate público, através do jornal La Repubblica.

No centro desse debate, está Jesus, uma figura crítica no debate entre laicos e crentes pela necessidade de separar o Jesus histórico do Jesus querigmático.

Nós, laicos, admiramo-nos com o ensino humano de Jesus e lhe somos próximos porque ele cria um campo favorável para uma ética compartilhável, baseada no amor, na solidariedade e na paz.

Não podemos, contudo, aceitar a sua dimensão divina, que, para a fé, é a que mais importa. Mesmo diante de um nó tão complexo, Bergoglio não se encastelou na rigidez fideísta.

E essa é a segunda razão do meu estupor. Eu não esperava uma busca do diálogo tão direta e aberta. O diálogo é a via de saída dos fundamentalismos religiosos, que estão na origem de muita conflitualidade mundial.

A resposta do papa também me deu uma esperança concreta de uma evolução rumo à tolerância e à coexistência iluminada.
--------------------
* A opinião é do oncologista e ex-ministro da Saúde italiano Umberto Veronesi, em depoimento publicado no jornal La Repubblica, 12-09-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Fonte: IHU on line,13/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário