segunda-feira, 25 de novembro de 2013

NÃO É CHULÉ, É QUEIJO.


Queijos feitos com pele de axila e dedão do pé são exibidos em museu na Irlanda Henrique Tramontina/Arte ZH

Queijos feitos com pele de axila e dedão do pé são exibidos em museu na Irlanda

Cientista e especialista em aromas coletaram bactérias de partes do corpo humano para fabricar alimento

Não é por acaso que chulé tem cheiro de queijo: ambos são resultado da ação de fungos e bactérias. Naquela pele morta sob os cantos das unhas dos pés, vivem micróbios semelhantes aos que produzem os queijos roquefort e gorgonzola. 

Esse cheiro desagradável inspirou a cientista americana Christina Agapakis e o norueguês expert em aromas Sissel Tolaas a coletarem amostras de pele de personalidades da arte e da gastronomia para fabricar... queijo!

Micróbios do nariz, da axila, da boca e do dedão do pé deram origem a 11 queijos diferentes, com aromas semelhantes à parte do corpo doadora.


E o gosto? Ninguém ousou provar, mas dá para imaginar:

– Não surpreende que cheiros de queijo e de partes do corpo são semelhantes. Mas quando começamos a trabalhar juntos, nos surpreendeu o fato de que as populações microbianas também são semelhantes – explicou Christina. 

– Apesar da semelhança química e biológica, é óbvio que existem diferentes respostas culturais e emocionais aos fedores de queijo e pé – completou.

Os cientistas-artistas esperam estimular a consciência corporal dos visitantes que conhecerem as peças de queijo, expostas na mostra Grow Your Grow Your Own – Life After Nature ("plante você mesmo – vida depois da natureza", em tradução livre), na Science Gallery, em Dublin.

Entenda por que você é mais bactéria do que humano: http://youtu.be/e7V62w5mxvQ

---------------------------------
FONTE ZERO HORA ON LINE, 25/11/2013
Foto: Henrique Tramontina / Arte ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário