sábado, 21 de dezembro de 2013

EM FEITIO DE ORAÇÃO

 Wilton Júnior/Agência Estado / Wilton Júnior/Agência Estado

 Adélia: "Toda pessoa tem dentro de si espaços invioláveis 
onde é possível habitar. (...) Temos de cuidar do nosso jardim, do confortável interno. Sem isso, nos desidratamos psicológica, física e espiritualmente"

"Miserere", o novo livro de poemas da mineira Adélia Prado (Record), leva ao extremo um caminho que a poeta nunca abandonou: a mistura, implacável, entre poesia e mística. Para Adélia, poeta e místico lidam com os mesmos materiais: o mistério, a unidade original, o inalterável caminho do homem da imperfeição rumo à perfeição. A miséria é, portanto, uma condição intermediária, transitória, que só aponta para o próprio fim, como já saberiam místicos e poetas.

Nesta entrevista, Adélia Prado expressa, delicadamente, um pouco de sua mágoa a respeito da incompreensão que, por causa da aliança entre poesia e fé, sempre cerca sua poesia. "Já apodaram o que escrevo de poesia de sacristia", desabafa, entristecida. Mas, contrita, prefere seguir a admoestação de São Paulo: "Agir contra a convicção é pecado".

Por isso mesmo, o livro de Adélia é atordoante: ele trata, ao mesmo tempo, da profunda imperfeição humana - expressa na fragilidade da linguagem - e de sua tendência inexorável ao reencontro com a perfeição. Expõe feridas graves para, por meio delas, mostrar a porta da salvação. O forte fundo religioso de seus poemas, contudo, não deve assustar os leitores agnósticos ou ateus. Ou mesmo os que, ao contrário dela, não sejam cristãos, abracem outros credos. É uma poesia que, do início ao fim, fala sempre do grande espanto que é viver. Dor e maravilha, paradoxo sem fim, que só a pena do poeta - como a alma do místico - consegue integrar e acolher.

Em seus poemas, o universo inteiro, até mesmo Satanás, está contaminado pela miséria humana. Ela escreve: "A Deus entrego meu pecados,/ entrego-os a quem pertencem,/ não a Satanás que é um dos nossos/ e sofre também o tormento dos filhos/ que têm o Pai ocupado em alimentar pardais". Em um mundo que é pura dor, pura miséria, a poesia aparece, para Adélia Prado, como uma forma de salvação. Sobre a incompreensão que, tantas vezes, a cerca, ela pergunta, sempre perplexa: "Por que é tão difícil aceitar um pobre crente pelejando para viver sua fé e escrevendo poesia?"

Valor: "Miserere" parece ser o livro mais triste que você já escreveu. Também aquele que vai mais fundo nas relações entre poesia e mística. O que você pensa dessas duas avaliações?
Adélia Prado: A cada novo poema se confirma para mim o parentesco genético entre mística e poesia. Braços de uma mesma e única fonte, que não está no poeta, mas lhe doa a água da qual bebe e tenta expressar com mais ou menos acerto. Ambas, mística e poesia, me centram numa dimensão de sentido e significação da vida e do mundo. São experiências que incluem maravilhamento e dor. Todo místico, o que eu não sou, se expressa poeticamente, pois essa é a única linguagem capaz, através de seus paradoxos, de esboçar palidamente as vivências transcendentais ou mais propriamente espirituais. Eu sou apenas poeta e como tal muito feliz por ter a mística como vizinha. Ambas experimentam o real, a mística em um grau que nem suspeitamos. Lendo os místicos nos aproximamos do que falaram.

"Por que é tão difícil aceitar um pobre crente pelejando para viver sua fé e escrevendo poesia?", pergunta a poeta, 
sempre perplexa

Valor: Seus poemas falam também de um mundo abandonado por Deus, onde "tudo segue a si mesmo" naturalmente (está em "Pontuação"). Parece haver um fatalismo em sua poesia. Você é uma mulher fatalista?
Adélia: Nunca. Não sou fatalista de jeito nenhum. Acho incongruente poesia e fatalismo, pois ela é exatamente o que é vivo e novo a cada vez. Fatalidade é condenação. Poesia é voo e libertação.

Valor: Quanto mais seu misticismo se adensa, mais a vida lateja em seus versos. Talvez alguns se surpreendam com esse misticismo que, em vez de elevar, leva para o chão.
Adélia: Poeta e místico são os que têm mais ferramentas para nos centrar na realidade, que muitos acham que está no chão. A realidade não tem uma dimensão localizável. Experimentá-la é romper a barreira da aparência. O que parece ser uma pedra apenas se revela a olhos atentos.

Valor: No belo "Lápide para Steve Jobs" você contrapõe o poder terreno de um grande homem - o magnata da informática - ao desamparo provocado pela indiferença de Deus. Poderia falar dessa indiferença? Em que medida ela nos lança em uma inexorável solidão?
Adélia: Já pensou se sentir criatura e não recorrer a um criador? É de desesperar. É mais que solidão, é inferno.

Valor: Em outro poema, "Distrações no Velório", você fala da necessidade de suportar a existência e também de um cansaço do mundo, expresso no desejo de fazer um retiro. Em nosso mundo superpovoado, quase não restam chances para um retiro. Divinópolis é seu retiro?
Adélia: Às vezes, faço retiros. Recomendo os "Exercícios Espirituais de Santo Inácio". Não podendo, toda pessoa tem dentro de si espaços invioláveis onde é possível habitar, fazer contatos, mesmo dentro do bulício da casa ou do mundo. Temos de cuidar do nosso jardim, do confortável interno. Sem isso, nos desidratamos psicológica, física e espiritualmente.
 
Em "Lápide para Steve Jobs", Adélia contrapõe o poder terreno do magnata da informática (ao lado) 
ao desamparo provocado pela indiferença de Deus
 
Valor: Você nos fala também, em "Pingente de Citrino", do frágil limite entre os atributos humanos. Mostra o homem como um ser de paradoxos. Descobre súbitas semelhanças entre o que parece absolutamente distante. O ser humano é indecifrável? Somos regidos pelo mistério?
Adélia: Tudo é mistério. E nós, um mistério que falamos a respeito. Ser misterioso não é necessariamente ser indecifrável. Peço socorro a São Paulo: "Agora vemos de maneira confusa, por espelhos, mas depois veremos face a face". Creio nisso.

Valor: Admiro muito um poema como "O Que Pode Ser Dito", que fala da imensa fragilidade da linguagem, que deixa quase tudo de fora. Um dia, de repente, as coisas surgem à nossa frente. É tudo uma questão só de saber olhar?
Adélia: Sem sair de si mesmo não aprendemos a ver nem a ouvir. Quando chega a graça, vemos e não há como voltar atrás. Seria catastrófico. Tudo é uma questão de despertar. Sim, saber olhar.

Valor: Até que ponto literatura e religião, nas mãos de Adélia Prado, também experimentam essa explosão de fronteiras?
Adélia: Na "Bíblia", em primeiro lugar, literatura e religião explodem às vezes com muito escândalo. A beleza na poesia e Deus na fé podem ser muito desconfortáveis. Ver a circulação do próprio sangue deve ser maravilhoso, mas não necessariamente relaxante.

Valor: No mínimo "Num Jardim Japonês", você escreve: "Ao minuto de gozo do que chamamos Deus,/ fazer silêncio ainda é ruído". Pergunto: o ser humano está preparado para Deus?
Adélia: Creio que fomos criados por Deus e para ele. Estar despreparado é estar ainda inconsciente de nosso destino eterno. Mas como fiéis e infiéis somos todos seus filhos, cada um será chamado e despertará.

Valor: Você fala da naturalidade do cosmos, que se desenrola indiferente às aflições humanas. Também é assim quando você escreve poesia - algo surge indiferente a seus desejos e aflições?
Adélia: Perfeitamente. Isso mesmo. Não diria indiferente, porque a poesia também é cosmos.

Valor: Em "Inconcluso", você nos fala de um sonho inconcluso que, no entanto, não parece levar ao pessimismo. Você é uma mulher de sonhos? Os sonhos nos fazem bem ou fazem mal?
Adélia: Sonho demais. Adoro sonhar. Os sonhos nos fazem bem, até os maus sonhos, que se considerarmos com atenção é nossa alma nos mandando recados.

Valor: Já em "Sacramental", você pede a Deus perdão pelo desejo de ser perfeita - enquanto a vida se desenrola imperfeita. Você parece colocar a vaidade entre os mais graves dos pecados. Vivemos em um mundo de grifes, passarelas e superexposição. Como você se sente nele?
Adélia: Me sinto bem. Amo o mundo, o planeta, a vida, tão imperfeita e maravilhosa, a aventura de a cada dia tentar amar melhor coisa e gente. Evito o que me perturba, o que pode me tirar do centro. A tecnologia é bem-vinda. O problema não é a máquina, somos nós.

"Acho incongruente poesia e fatalismo, pois ela é exatamente o que é vivo e novo a cada vez. Fatalidade é condenação.
 Poesia é voo e libertação"

Valor: Em "Sala de Espera", você escreve: "Tudo é igual a tudo,/ mas por agora a unidade nos cega". Trata-se de uma crítica ao individualismo? Contudo, em uma realidade na qual estamos todos solitários, não nos tornamos prisioneiras da unidade e do Um? É possível ultrapassar o individual? E isso seria bom?
Adélia: Falo da origem comum de todas as coisas (big-bang). Não somos capazes agora (fora os místicos e de novo eles) de experimentar a unidade de tudo. Temos que nos haver com a pluralidade. A unidade é a vocação primeira do que existe, coisas e pessoas, voltar à origem. O casamento é uma tentativa de unidade. O que tenta subsistir separado do resto é fadado à destruição. Precisamos das coisas e uns dos outros. Só na unidade final, na Parusia, é que todos descansaremos, bicho, coisa, gente e Deus. A unidade não tem a ver com individualismo.

Valor: No mesmo poema, você escreve: "Nunca me senti moradora,/ a sensação é de exílio". No cenário da literatura brasileira contemporânea, você se sente uma solitária? Parece que o misticismo é um dos obstáculos maiores de acesso e aceitação de sua poesia, que muitos confundem com oração. Isso a incomoda?
Adélia: O problema religioso causa e sempre causará incômodo, porque apela sempre ao profundo de cada um, obrigados a ver algo que não queremos. Supõe adesão, compromisso e a difícil humildade de se admitir criatura, carente, imperfeita, necessitada de comida e de sentido. É mais fácil, até certo ponto, ser descrente. As mais belas orações se revelam poesia. Por que a poesia não pode mostrar-se como oração? Não gosto de dizer isso, mas sou obrigada se quero respondê-lo. Quem não aceita a poesia por causa da oração desconhece uma e outra. Já apodaram o que escrevo de "poesia de sacristia". Para tais pessoas, o ateísmo, a descrença, tem enorme charme. Continuo escrevendo do mesmo jeito, porque não sou boba de desobedecer a São Paulo, um apóstolo muito brabo: "Agir contra a convicção é pecado". Há poetas ateus maravilhosos. Há desesperados maravilhosos, os suicidas, os loucos. Por que é tão difícil aceitar um pobre crente pelejando para viver sua fé e escrevendo poesia?

Valor: Impressionam-me, muito, os versos - que me parecem ameaçadores - de "Rapto". Transcrevo: "Quando a máxima atenção te deixa distraído,/ o sequestrador te pega/ e diferente daqui/ conhecerás o lugar/ onde quem desperta repousa". Somos prisioneiros do susto? A vida está sempre onde não esperamos que ela está? O mundo é dos sensitivos?
Adélia: O mundo é de todos, sensitivos, brutos, insensíveis, alienados, inteligentes. Mas é que, de vez em quando, muito de vez em quando, uma janelinha se abre e botamos o pé num lugar diferente e maravilhoso, onde a vida palpita com indizível esplendor. Não é nada ameaçador, pois já viramos esse lugar sem compreendê-lo. É tão bonito que dá susto mesmo.
-------------------------------
REPORTAGEM POR José Castello | Para o Valor, do Rio
Fonte: Valor Econômico online, 21/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário