terça-feira, 21 de outubro de 2014

De que você precisa para ser feliz?

Mirian Goldenberg* 
 
Reclamar do que falta na vida e se comparar com 
os outros são grandes inimigos da felicidade
Perguntei para homens e mulheres: 
"De que você precisa para 
ser (mais) feliz?" 

Um músico de 39 anos respondeu: "Eu preciso ganhar mais dinheiro. Ganho menos do que os meus amigos e ainda moro com os meus pais. Nem carro eu tenho". 

Uma vendedora de 24 anos disse: "Minha melhor amiga se casou com um milionário, parou de trabalhar e vive viajando pelo mundo. Morro de inveja! Queria ter um marido rico que me desse um cartão sem limite. Também queria ser como ela: magra, pele perfeita, cabelos lindos. Às vezes, digo para mim mesma: Por favor, pare de se comparar! Vá viver sua vida e ser feliz!'". 

Perguntei em que momento do dia eles se sentem mais infelizes. Eles disseram que é quando acordam cedo ou estão presos no trânsito. 

Um advogado de 41 anos disse: "Fico deprimido quando acordo cedo e tenho que ir trabalhar com pessoas mesquinhas e competitivas". 

Uma professora de 45 anos contou: "Gasto mais de duas horas do dia no ônibus. Os alunos estão cada vez mais desrespeitosos e violentos. Tenho medo deles. Só consigo trabalhar porque tomo calmante para diminuir a ansiedade e dormir". 

Também perguntei em que momento do dia eles se sentem mais felizes. 

É curioso perceber que ao responderem sobre o que precisam para serem felizes eles se comparam com pessoas próximas e valorizam itens como dinheiro, consumo e beleza. Mas quando falam de suas experiências cotidianas, revelam que a felicidade está em coisas simples, que não custam nada, como abraços, risadas, amizades, reconhecimento. 

Uma dentista de 36 anos disse: "Quando chego em casa e vejo meu marido e filhos brincando, escuto suas risadas, eles me abraçam e dizem que sou a melhor mãe do mundo. Agradeço a Deus todos os dias por esta felicidade". 

Um engenheiro de 57 anos respondeu: "Quando vou à praia jogar futebol com os amigos e beber minha cervejinha. E quando transo gostoso com a minha namorada". 

Eles e elas mostram que se sentem mais felizes quando valorizam e apreciam as coisas mais simples e gostosas que acontecem no cotidiano. Mostram também que reclamar do que falta em suas vidas e se comparar com os outros são os maiores inimigos da felicidade. 

Então, em que momento do seu dia você se sente mais feliz? 
----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário