sexta-feira, 27 de março de 2015

Um falso conflito

Tatiana Salem Levy*

Nas últimas duas colunas, falei de Jerusalém e da Turquia. Agora, estava decidida a mudar o foco, quando deparei com um pequeno livro de Slavoj Zizek recém-publicado em Portugal, "O Islão é Charlie?", e decidi completar a trilogia temática. 
Para um dos mais polêmicos pensadores da atualidade, é preciso ganhar coragem para refletir sobre os acontecimentos no calor da hora. Logo depois do massacre ocorrido nas instalações do jornal "Charlie Hebdo", em Paris, Zizek publicou artigos em diversos jornais convocando todos à reflexão. Esperar as coisas acalmarem não nos leva mais para perto da verdade, dizia ele. Ao contrário, normaliza a situação. E o que ele menos quer, como filósofo, é uma situação normalizada. Zizek, intelectual controverso, crítico ferrenho do neoliberalismo, busca nessas suas "considerações blasfemas sobre o Islã e a modernidade", as perguntas certas para um momento de comoção e solidariedade mundiais. 
É claro que, em primeiro lugar, o ataque deve ser condenado - e sem nenhuma ressalva obscura, do tipo: "A verdade é que Charlie Hebdo provocou e humilhou os muçulmanos". Mas logo em seguida devemos pensar de forma mais ampla, entendê-lo dentro do contexto do mundo de hoje e também, como propõe Zizek, de forma histórica e interpretativa. "Charlie Hebdo" não foi um mero ato de horror passageiro, "seguiu uma agenda religiosa e política bem definida". Não podemos deixar de ser "implacáveis na análise desse padrão", mas tampouco podemos sucumbir à islamofobia cega. Por isso, a reflexão é tão importante, para entender como Ocidente e Oriente estão mergulhados no mesmo contexto moderno. "O conflito entre a permissividade liberal e o fundamentalismo é, em última instância, um falso conflito", afirma. 
Para falar do fundamentalismo religioso de hoje é preciso falar também, de forma crítica, de democracia liberal. Dizer que os jihadistas do Isis são medievais é ignorar o contexto em que surgiram. Se, por um lado, os fundamentalistas muçulmanos costumam considerar que o Ocidente começou a ir para o mau caminho com a secularização da sociedade, representada pela Revolução Francesa, por outro lado, a ironia disso tudo é que "devemos olhar para a França revolucionária se quisermos compreender a origem da ideologia e da violência do Estado Islâmico". 
Segundo o pensador Abul Ala Maududi, criador da expressão Estado Islâmico, a Revolução Francesa ofereceu a promessa de um Estado fundado num conjunto de princípios, por oposição a um Estado assente numa nação ou num povo. No entanto, esse potencial não vingou na França e teve que esperar pelo surgimento de um Estado Islâmico para se concretizar. O cidadão universal, separado da comunidade, da nação ou da história, seria, segundo Maududi, o eixo da cidadania do Islã. 
Trata-se, portanto, de um fenômeno moderno na sua concepção e contemporâneo na sua forma. A globalização está por toda parte, e é por isso que, em vez de pensar o Isis como um caso de resistência extrema à modernização, "devemos antes considerá-lo um caso de modernização pervertida". O Isis possui uma propaganda muito bem organizada em termos de internet, embora suas práticas contemporâneas sejam utilizadas em prol de uma ideologia ultraconservadora no que diz respeito a educação, sexualidade, gênero. Por um lado, o Isis condena a permissividade do Ocidente, por outro, transmite decapitações, atos de escravatura sexual, violações em grupo, tortura, tudo admitido e justificado segundo seus princípios. 
Transita por vários tempos, portanto. É ultraconservador na moral, moderno na concepção e contemporâneo na forma. Por isso, depois de analisar sua atualidade, Zizek se propõe a um breve mergulho nos arquivos do Islã, tentando entender de uma perspectiva interpretativa, com seu olhar de psicanalista lacaniano, as origens da terceira religião do Livro. 
O judaísmo, a primeira delas, é a religião da genealogia, da sucessão de gerações. O cristianismo também segue uma genealogia paterna (quando o filho morre na cruz, isso significa que o pai também morre). Em contraste com essas duas, o Islã exclui Deus do domínio da lógica paterna: Alá não é um pai, nem sequer simbólico. Deus é único, não nasceu nem gera criaturas. É por isso que o fato de Maomé ser órfão ganha tanta importância. Para o Islã, Deus atua nos momentos de suspensão, de falha da função paterna, confirmando o "deserto genealógico entre o Homem e Deus". Isso se explica pela sua escolha, a da linhagem da escrava Agar, abandonada por Abraão, pai biológico de Ismael, mantendo a distância entre pai e Deus, "mantendo Deus no domínio do Impossível". 
Voltemos, então, ao Gênesis. Sara, mulher de Abraão, não conseguia lhe dar filhos. Por isso, entrega sua escrava Agar ao marido, para que ele lhe faça um filho que será criado por ela. Quando soube que estava grávida, Agar desprezou Sara, que, por sua vez, a humilhou. Agar fugiu para o deserto, mas acabou seguindo a voz do anjo do Senhor e voltou para Sara. Deu à luz o filho que Abraão chamou de Ismael. No entanto, por milagre, depois de uma visita de Deus, Sara acabou engravidando de Abraão. Seu filho ganhou o nome de Isaac. Ciumenta, exigiu que Abraão expulsasse Agar e seu filho, que, segundo ela, nunca seria herdeiro ao lado de Isaac. 
Embora contrariado, Abraão os expulsou, depois de ouvir de Deus que não se preocupasse: de Isaac sairia a estirpe que teria seu nome, mas o filho da escrava também seria pai de um grande povo. Daí a origem dos hebreus e dos árabes, irmãos no início, primos até hoje. 
Segundo Zizek, "Isaac versus Ismael equivale ao pai simbólico (Em Nome do Pai) versus o pai biológico (racial), a origem através do nome e do espírito versus a origem através da transmissão substancial da vida, filho da mulher livre versus filho da escrava". Talvez seja a orfandade que explique a falta de institucionalização inerente do Islã. Trata-se de uma religião que não se institucionaliza, como o cristianismo e sua igreja. Em realidade, a Igreja Islâmica é o próprio Estado Islâmico. É o chefe de Estado quem nomeia e mais alta autoridade religiosa, que manda construir as grandes mesquitas, que supervisiona a educação religiosa, que exerce a censura e controla a moralidade da cultura. 
É interessante observar que a pré-história do Islã, com Agar, a mãe de todos os árabes, não é mencionada no "Alcorão". Mas é a escolha da vidente independente de Deus, no lugar da dona de casa Sara, que nos dá a pista da insuficiência de um monoteísmo extremamente masculino, "a irmandade da qual as mulheres são excluídas e segundo a qual têm de ficar tapadas". 
No "Alcorão", temos a justificativa do corpo tapado da mulher. O próprio Maomé duvidava da natureza divina de suas visões e, porque não queria passar a vida como o louco de Meca, decidiu se atirar de um penhasco. Foi nesse momento que a voz do anjo Gabriel ressurgiu. Em desespero, Maomé voltou para casa e pediu ajuda para Kadidja, a sua primeira mulher, que teve uma ideia para confirmar se a voz era mesmo do anjo. Quando Maomé voltou a vê-lo, Kadidja lhe disse para se sentar na sua coxa esquerda e lhe perguntou: "Consegues vê-lo?" "Sim." "Então vira-te e senta-te na minha coxa direita". Maomé continua a ver Gabriel. Então Kadidja ordenou que ele se sentasse ao seu colo, depois revelou seu corpo e tirou o véu. Então, Maomé deixou de ter a visão, e Kadidja atestou: "Alegra-te e abre o teu coração, é um anjo e não um Satanás". 
 Por meio da sua exibição provocadora, Kadidja demonstra a verdade. Então, questiona Zizek, por que "a presença da mulher no Islã é tão traumática, um escândalo ontológico de tal ordem que ela tem que estar coberta?" A mulher é uma ameaça por representar a indecidibilidade da verdade. Ao cobri-la com véu, cria-se a ilusão de que a verdade feminina está por baixo dele. Nisso residiria o escândalo oculto do Islã, o fato de que só a mulher pode garantir a verdade e, por esse motivo, tem que usar o véu. 
Quando a mulher não corresponde ao comportamento exigido, seu ato pode ser condenado com a morte. Portanto, uma escolha é sempre, como afirma Zizek, uma metaescolha. A atitude liberal diz que as mulheres podem usar o véu se for por livre e espontânea vontade e não como imposição dos maridos. Mas se elas o usam por escolha pessoal o significado do uso do véu muda por completo: "deixa de ser um sinal da sua pertença à comunidade muçulmana e passa a ser uma expressão da sua individualidade idiossincrática". 
Isso significa que a liberdade de escolha, no sentido ocidental de tolerância multicultural, só pode advir "como resultado do processo extremamente violento de arrancar alguém do seu mundo/vida particular, de cortar as raízes a alguém".
 -----------------------------------
* Tatiana Salem Levy, doutora em letras e escritora,. E-mail: tatianalevy@gmail.com 
Fonte: Valor Econômico online, 27/03/2015
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário