segunda-feira, 15 de junho de 2015

CRIATIVIDADE - QUATRO MITOS

murilo-gun-hypeness

  Murilo Gun palestrou sobre "lendas urbanas" que influenciam a criatividade (Imagem: Reprodução/Hypeness Talks)

Em palestra online, Murilo Gun apresenta quatro mitos da criatividade

O último dia do congresso online Hypeness Talks contou com palestra do comediante e professor de criatividade Murilo Gun, ministrada na tarde desta sexta-feira, 12. Como pauta da conferência, o convidado apresentou os quatro mitos sobre a criatividade definidos como “lendas urbanas” que influenciam os conceitos de ideias, inovação e inspiração.

Para começar a conversa, Gun definiu criatividade como “ferramenta para resolver problemas” e que o assunto abre portas para universos dos quais as pessoas ainda não despetaram. Assim, ele apresentou os quatro conceitos que atrapalham os indivíduos de todas as áreas no processo da busca pelo status de “criativo”.

1º mito

O primeiro ponto é o “mito do artista”. De acordo com o professor, “a maioria das pessoas acredita que criatividade é algo para o artista, o publicitário, o designer”. Porém, apenas 1% dos problemas reais da vida requer criatividade em suas resoluções, que “ocorrem em menor quantidade, mas são imensos em produtividade e qualidade”.

“Por exemplo, o computador pode resolver qualquer problema que seja linear, questões que não demandam criatividade. Cada vez mais vai sobrando para os humanos só os problemas que as máquinas não conseguem resolver. Problemas! Esta é a palavra-chave que impulsiona a criatividade em qualquer área”, disse o palestrante.

2º mito

Em segundo lugar, existe o “mito do dom”. Segundo Gun, a ideia central é entender que a criatividade não é um dom. “Criatividade é uma habilidade inata da nossa espécie. Nascemos criativos e desaprendemos isso”. Para ele, o termo “dom” lembra – de forma equivocada – uma dádiva, um presente recebido. O foco é o quanto cada um pode estudar e se dedicar na busca pela criatividade.

“Sabe o Oscar Schmidt, do basquete? Ele é conhecido como ‘Mão Santa’, mas quando ele era jovem, ao fim dos treinos, fazia mais de mil arremessos de três pontos. Todos iam descansar, enquanto ele ficava treinando. Então... A mão dele é 'santa' ou 'treinada'?”, exemplificou Gun.

Para o professor, grande parte das questões que são identificadas como dom exige, na verdade, muito hard work para ser solucionada. Ele disse, ainda, que não importa o nível de criatividade que nasce com cada pessoa, o que é um problema real são os bloqueios que surgem com o passar da vida. “Escola, casa, mercado de trabalho”, por terem regras, nos limitam a desenvolver a criatividade naturalmente.

“Temos controle sobre os bloqueios? Não! Sobre o que temos controle? Uma vez que o status é esse, temos controle em estudar, criar, desenvolver o assunto com dedicação. O fato é: está em nossas mãos a chance de desbloquear e desenvolver técnicas para ser mais criativo. Para iss,o você não precisa ter pré-disposição especial”, declarou o comediante.

3º mito

O terceiro item da apresentação foi o “mito da criação”. Para Gun, a ideia geral de que criatividade é capacidade de criar coisas novas, originais e inéditas não é tão verdadeira. “Criatividade é conectar coisas já existentes de universos diferentes. Einstein falava que o segredo do criativo é esconder bem suas fontes. Para isso, suas inspirações precisam estar em vários lugares”.

Professor na área, o palestrante declarou que criatividade é uma palavra ruim, pois o prefixo “cria” carrega exigências naturalmente. Ele prefere usar o termo “combinatividade”. E a corrida é para ver o quanto cada pessoa consegue casar coisas aparentemente não associáveis. A internet expandiu ainda mais os horizontes neste aspecto, pela imensa gama de conteúdos nela disponíveis. “Se é para combinar, quanto mais imputs, maior a probabilidade de criar. O ideal é juntar coisas ao repertório que podem ser usadas para criação em outros momentos”.

4º mito

Na quarta e última posição, está o “mito do acaso”. “As pessoas têm a perspectiva de que a criação vem do nada, de um raio que cai, uma luz que acende”, afirmou Gun. Mas a verdade é que existem etapas no processo criativo, que o professor chama de “bios: basic in-put, out-put sistem”.

A ideia básica do sistema é entender o problema, deixar o consciente e o inconsciente processá-lo para, então, ter o momento “eureca” em que surge a tão esperada solução. Por último, é necessária a validação, que abrange “testar a hipótese para ver se ela funciona de fato e retroalimentá-la”.
---------------------
*Com edição e supervisão de Anderson Scardoelli.
Fonte:  http://portal.comunique-se.com.br/index.php/mkt-pp/77608-em-palestra-online-murilo-gun-apresenta-quatro-mitos-da-criatividade-info

Um comentário:

  1. Caro,Zelmar

    Deixei que minhas pálpebras alongassem em seu bloger !
    Parabéns!
    Saudações
    Nicah Gomes

    ResponderExcluir