sábado, 12 de setembro de 2015

“É possível perdoar qualquer coisa”

 

                                                    ENTREVISTA Everett Worthington*

Como o senhor define o perdão?

Existem dois tipos de perdão. O decisional é aquele em que se toma a decisão de agir de determinada forma em relação ao agressor, sem vingança e tratando-o como um ser humano de valor. Já o perdão emocional significa substituir emoções negativas, como ressentimento, amargura, ódio e medo, por emoções positivas, como empatia, simpatia, compaixão e amor pelo agressor.

Quais os benefícios do perdão para a saúde?

Há benefícios para a saúde cardiovascular como menor risco de doença cardíaca, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Também ocorre mais variação da frequência cardíaca, que faz bem ao coração e aumenta sua capacidade de relaxar entre os batimentos. Além disso, aumenta a habilidade do organismo de agir contra ataques ao sistema imunológico e a todas as células de forma geral.

Perdoar também reduz os níveis de cortisol, melhorando a capacidade de lidar com o estresse. Quando a pessoa mantém o rancor, o cortisol permanece elevado e pode afetar os principais sistemas do corpo, incluindo o cérebro, a digestão, o sistema cardiovascular e a imunidade.

Somos capazes de perdoar tudo?
É possível perdoar qualquer coisa, entretanto, cada ofensa cria uma “lacuna de injustiça”, que é a diferença entre a forma como gostaríamos que a ofensa fosse resolvida e a forma como a situação se estabeleceu e foi percebida. Essas lacunas, para algumas pessoas, são simplesmente grandes demais para serem perdoadas. Outras são capazes de perdoar injustiças semelhantes, isso porque o tamanho da lacuna que fica é muito particular.

Conheça o método REACH (em inglês, significa alcançar), 
técnica desenvolvida por Worthington para construir o perdão

R – Recorde a ofensa sem culpar ou atacar a outra pessoa

E – Emocionalmente, substitua emoções negativas por emoções positivas (empatia, simpatia, compaixão e amor)

A – Altruisticamente, ofereça o dom do perdão

C – Comprometa-se com o perdão que você experimentou

H – Havendo dúvidas, agarre-se ao perdão
------------
*Professor da Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos
Fonte: ZH online, 12/09/2015
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário