quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Robertu Raguso, cientista: "Zangões fazem sexo com orquídeas mentirosas"


 Imerso nos mistérios que envolvem a química entre os seres, pesquisador americano garante que não há nada de sobrenatural em supor que as plantas respondem à voz humana Foto: Leo Martins / Agência O Globo
 Imerso nos mistérios que envolvem a química 
entre os seres, pesquisador americano garante 
que não há nada de sobrenatural em supor que as plantas respondem à voz humana - 
Leo Martins / Agência O Globo

"Nasci em Nova Jersey há 50 anos, estudei em Yale e vivo em Ithaca, NY. A química italiana de minha avó iletrada na cozinha me deu o gosto pelos aromas e minha mãe amava plantas. Um dia, vi o casulo de uma mariposa e tudo se juntou. Hoje vivo numa casa com jardim do qual eu e minha família colhemos deliciosas folhas" 

Conte algo que não sei.
Primeiro, cheire este jasmim. Defina o odor. Então, contarei algo que você não sabe. 

Intenso, ao mesmo tempo bom e agressivo.
Pois no jasmim há cerca de 30 componentes doces e, mais difícil de detectar, o odor de fezes. Se, em laboratório, omitirmos esse cheiro “ruim” e mantivermos os outros, não se reconhece mais o jasmim. Fica doce demais, unidimensional. 

Cheiro de fezes é responsável pelo sucesso do jasmim?
Parece que sim... É como se fosse um fertilizante natural do aroma! A natureza tem muitos mistérios associados à química. Há uma planta brasileira, aristolóquia, que se parece com um pedaço de carne morta e tem cheiro de putrefação. Mas é uma mentira. Ela está atraindo insetos que põem ovos em animais mortos. E os comem. Em certas regiões de grandes herbívoros, elas sobreviveram e estão aí.

Ser protegido de grandes animais e atrair insetos gostosos! Sem se mexer muito. As plantas têm alguma consciência deste poder?
Consciência é um conceito humano. Mas o termo “estratégia” é aplicável. Algo ocorrido em milhões de anos. Quando um animal anuncia sua presença, pode atrair predadores, ou evitar. Isso é fácil entender para um pássaro, um peixe, para nós. Mas difícil para flores, que vivem e num ritmo que nem notamos. 

Porém, se movem...
E se comunicam. Fragrâncias são uma linguagem universal e antiga que flores e insetos entendem. Vivemos em nosso mundo sensorial. Não ouvimos o sonar dos peixes nem o ultravioleta que as plantas detectam. Mas sentimos aromas. Falta vocabulário.

Estratégias ou só acaso?
Se você é uma flor que cheira bem e recebe a visita de insetos, você precisa de polinizadores mas tem que competir com outras espécies. Precisa ensinar ao seu polinizador: “eu cheiro como melancia e tenho um ótimo néctar, você vai sempre querer mais” .

De certa forma, insetos e flores transam?
Pode-se dizer sem grande exagero que zangões fazem sexo com orquídeas mentirosas. Orquídeas são as maiores sedutoras e muito ardilosas. A mormolica, espécie brasileira que nãoé muito bela para nós, cheira como uma abelha fêmea. Os zangões, que vivem numa terrível competição entre si, a ponto de muitos nunca transarem, enlouquecem, querem levá-las, polinizam a cabeça das plantas. “Transam” com duas, três, dez flores, se enjoam, mas, um quilômetro depois, recomeçam. 

Zangões viciados em sexo...
São flores raras. Se fossem comuns, poderiam extinguir as abelhas. Ou a si próprias se não tivessem esse “contrato de fidelidade”. Um belo exemplo de perfeito equilíbrio.

Muita gente fala com pantas. Há alguma troca efetiva?
Aí reside o paradoxo fundamental da biologia de plantas. As plantas não têm cérebro nem sistema nervoso. Mas elas têm um sistema sensorial de receptores químicos. Elas sentem o cheiro de outras plantas. Seus próprios voláteis. E respondem. Recebem ondas de luz. Uma planta sabe que está na sombra de outra e precisa de sol. Busca a luz. Elas têm antenas. Captam vibrações e têm respostas, positivas ou negativas. Se numa voz humana houver vibrações benéficas, não há nada de sobrenatural em supor que as plantas ouvem a voz e respondem a ela.
-----------------
Fonte:  http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/roberto-raguso-cientista-zangoes-fazem-sexo-com-orquideas-mentirosas-18142216

Nenhum comentário:

Postar um comentário