domingo, 6 de dezembro de 2015

“Não há razões que justifiquem a demissão de Dilma”

 
Há quatro meses, o escritor e religioso Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, revelou temer que a presidente Dilma Rousseff renunciasse. Hoje, mesmo com a ameaça de impeachment, o amigo de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que esse receio diminuiu. Segundo ele, Dilma conta com o apoio dos movimentos sociais, do Judiciário e da maioria do Congresso.

Para Frei Betto, a aceitação do pedido de impeachment pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é “mera retaliação”, e o processo “não será aprovado por carecer de consistência”. Mas, na entrevista concedida a Zero Hora por e-mail, o religioso que participou da criação do PT , também classifica como “péssimos” os 11 primeiros meses do segundo mandato da presidente.

O escritor também afirma que, para se recuperar, o partido precisa fazer “autocrítica, expulsar os corruptos, voltar a ser coerente com seus documentos originários”. Ao avaliar o papel do ex-presidente nesse momento, diz que o líder petista está empenhado “em impedir que o governo Dilma afunde o país e, com ele, o PT e a nova candidatura de Lula em 2018”.

Como avalia a decisão de Cunha de acolher o pedido de impeachment contra a presidente Dilma?

Mera retaliação. Ele sabe que vai perder o mandato e tenta se vingar. O mais estranho é que ainda pertença ao PMDB, o maior partido da base aliada – que o mantém nos quadros partidários e, ao mesmo tempo, permite que encaminhe o impeachment de Dilma, que não será aprovado, por carecer de consistência.

Há quatro meses, em entrevista a Folha de S.Paulo, o senhor afirmou que temia que Dilma renunciasse. Esse temor agora aumentou?

Diminuiu. Hoje a presidente Dilma sabe que conta com o apoio dos movimentos sociais, do Judiciário e da maioria do Congresso, apesar dos pesares.

O senhor foi vizinho de Dilma em Belo Horizonte, estiveram no mesmo presídio durante a ditadura. Como acha que ela enfrentará a pressão de um processo de impeachment, em um momento de baixa popularidade e de crise econômica?

Ela foi legítima e legalmente eleita e não há razões que justifiquem sua demissão. Se ela aguentou a clandestinidade, a tortura e a prisão, mais facilmente suportará a pressão como presidente.

A abertura do processo de impeachment contra Dilma paralisaria ainda mais o país? Quais seriam os impactos?

Sim, enquanto Eduardo Cunha não cair e o impeachment não for votado, o Brasil continuará à deriva, paralisado, em estado de catatonia cívica.

Como avalia esses primeiros 11 meses do segundo mandato?

Péssimos. O ajuste fiscal, ainda não aprovado, mas já realizado em várias áreas de governo, penaliza sobretudo os mais pobres. Esse ajuste quer economizar R$ 100 bilhões, enquanto, via dívida pública, o governo entrega ao mercado financeiro R$ 510 bilhões.

Vê alguma chance de Dilma recuperar parte da popularidade ou dar uma guinada? O que deveria ou poderia ser feito?

Dilma só recuperará credibilidade se acatar as demandas dos movimentos sociais: centrar o peso do ajuste na elite brasileira e promover reformas estruturais.

Qual deve ser o papel de Lula nesse momento?

O que ele está exercendo, ao se empenhar em impedir que o governo Dilma afunde o país e, com ele, o PT e a nova candidatura de Lula em 2018.

O PT ainda tem salvação?

Sim, se fizer autocrítica, expulsar corruptos, voltar a ser coerente com seus documentos originários.
-------------------
Reportagem por cleidi.pereira@zerohora.com.br
CLEIDI PEREIRA
Foto da Internet
Fonte:  http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a4923977.xml&template=3898.dwt&edition=27979&section=3595

Nenhum comentário:

Postar um comentário