quarta-feira, 20 de abril de 2016

Fidel Castro despede-se? “Talvez esta seja uma das últimas vezes que eu falo nesta sala”

Há 10 anos que Fidel Castro não fazia um discurso tão longo. Aqui, no congresso de 2011
ADALBERTO ROQUE/AFP/Getty Images

O antigo líder cubano falou na sessão de encerramento do Congresso do Partido Comunista Cubano. Prestes a fazer 90 anos, Fidel Castro assume nunca ter esperado viver tanto tempo.

Com a aproximação dos 90 anos, Fidel Castro lembra, num discurso aos membros do Partido Comunista Cubano, que é mortal como os demais.

“Em breve farei 90 anos, nunca me tinha ocorrido tal ideia e nunca foi fruto de esforço, foi um capricho da sorte. Em breve serei como todos os outros”, disse Fidel Castro no discurso. “A todos chegará a sua vez, mas as ideias dos comunistas cubanos permanecerão como prova de que neste planeta, se trabalharmos com fervor e dignidade, podemos produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos precisam e devemos lutar incansavelmente para obtê-lo.”

Desde que deixou o poder em Cuba, em 2006, muito se tem especulado sobre a saúde de Fidel Castro. E sempre que se ausenta da esfera pública durante muito tempo, fala-se mesmo a sua morte. Mas nunca, como esta terça-feira, o antigo líder cubano tinha sido tão claro sobre o seu futuro, refere o jornal espanhol El Mundo.

“Talvez esta seja uma das últimas vezes que eu falo nesta sala”, disse Fidel Castro na sessão de encerramento do congresso de o Partido Comunista de Cuba, em Havana, perante uma audiência de 1.300 membros do partido. Este terá sido o discurso mais longo desde que deixou a presidência para o irmão Raul Castro e soou, a alguns, como uma despedida.

Fidel Castro esteve no poder de 1959 a 2006, quando adoeceu. Foram 52 anos no poder, o que compara com os “meros” 36 anos em que Salazar governou Portugal. Ou com os quase 37 anos que José Eduardo dos Santos já leva como Presidente de Angola.

O irmão, Raul Castro, assumiu a liderança de Cuba em 2008 e tem o lugar garantido no poder até 2021. No entanto, o atual Presidente cubano afirmou que vai deixar o cargo em fevereiro de 2018, quando completar o segundo mandato de cinco anos. Até lá espera mudar a Constituição para que ninguém possa manter um alto cargo por mais de 10 anos. Mais: o líder propõe os 60 anos como limite de idade para a entrada de novos membros no Comité Central do partido.

Os cubanos mais novos, sem memória dos tempos da revolução, dão entretanto sinais de descontentamento pois têm de viver com salários de 25 dólares – aqueles que paga o Estado – e, depois, lutar pelos bens essenciais nas lojas que também pertencem ao governo. É uma situação que explica o facto de a emigração para os Estados Unidos e para outros países estar hoje num dos níveis mais elevados desde a revolução.

 * Discurso de Fidel Castro, no Congresso do Partido Comunista Cubano, divulgado pela Associated Press:  https://www.youtube.com/watch?v=bERV3xqbKiI

------------- 
Reportagem por Vera Novais
Fonte:  http://observador.pt/2016/04/20/fidel-castro-talvez-esta-seja-das-ultimas-vezes-falo-nesta-sala/

Nenhum comentário:

Postar um comentário